Escolas da rede pública estadual recebem alunos com jogos e muita animação
Em unidades de ensino de Belém, professores prepararam programações especiais para acolher os estudantes no início do segundo semestre letivo
Alunos e professores da Escola Bento XV retornaram animados para o segundo semestreCom uma recepção animada e acolhedora, em meio a programações especiais, professores da rede pública estadual de ensino deram as boas-vindas, nesta quinta-feira (01), a cerca de 500 mil estudantes, no início do segundo semestre letivo de 2024. Abraços e apertos de mãos não faltaram neste retorno às aulas.
Na Escola Estadual Bento XV, em Belém, a aluna Juliana Tomaz, do 5° ano do ensino fundamental, disse estar ansiosa pelo recomeço das aulas. “Hoje me sinto bem melhor. Estava horrível lá em casa; muito sozinha, até ontem. Eu vim porque gosto muito de estudar, de brincar, e também gosto muito das minhas professoras. Já estava com saudades delas”, afirmou a estudante.
Juliana Tomaz e Michelle Vasconcellos: ansiedade pela volta às aulasA mãe de Juliana, Michele Vasconcellos, contou que a filha estava cheia de expectativa para retornar à escola, e até arrumou seus materiais com muita antecedência. “Hoje, ela acordou bem cedo, porque estava ansiosa para esse retorno. Ela me falava que tinha que voltar, porque senão ia esquecer de tudo. Com ela é só orgulho nesse sentido dos estudos. Os materiais, por exemplo, ela arrumou dias antes. Foi tudo bem tranquilo para o retorno. A importância disso para ela é estar tendo novamente o contato com outras crianças e com os profissionais”, informou Michelle.
Na Escola General Gurjão o acolhimento foi com brincadeiras, cinema, conversa e dinâmicasAtividades - Outro retorno animado foi na Escola Estadual General Gurjão, em Belém. A equipe escolar organizou brincadeiras, cinema, roda de conversa e dinâmicas, para que todos se sentissem "abraçados".
"A programação foi organizada para que todos os estudantes se sintam em um ambiente acolhedor. A gente trabalha com o incentivo, porque o aluno precisa ser incentivado. A gente tem alunos que, ao término do turno, não querem ir embora, e a gente fica muito feliz, porque a escola passa a ser um lugar prazeroso, e é esse o nosso objetivo”, ressaltou Jorgina Barros, diretora da Escola General Gurjão.Atividades na Escola Bento XV
Os sorrisos iluminaram os rostos dos estudantes desde o portão da escola. “Fiquei alegre por saber que ia ver meus amigos. A Escola é boa, com muita gente educada. Aprendemos com facilidade as matérias. Então, vir neste primeiro dia é importante para poder pegar o ritmo. É bom para nossos estudos”, afirmou Ana Clara dos Santos, estudante do 6° ano do ensino fundamental na "General Gurjão".
Comprometimento - Gestores da Escola Professor Paulo Cesar Coutinho Rodrigues, em Castanhal (Região Metropolitana de Belém), realizaram dinâmicas e jogos de perguntas com os estudantes. “Conseguimos realizar um bom trabalho com eles. Promovemos dinâmicas para manter a união, jogos sobre o patrono da Escola e a função social da unidade. Estar desde o começo significa o comprometimento deles com o projeto de vida e com seu futuro”, destacou Solange Monteiro, diretora da unidade.
Durante o recesso escolar, as escolas realizaram limpeza, reparos e manutenção nas instalações, e planejaram as atividades para o segundo semestre letivo.