Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO

Uepa promove III Simpósio de Integração Universitária e recebe trabalhos até dia 18

Evento será de 18 a 20 de setembro no campus XVIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Cametá, no Baixo Tocantins

Por Ascom (Ascom)
01/08/2024 11h26

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Integração Universitária do Baixo Tocantins. Os interessados podem submeter os trabalhos até o próximo dia 18, um domingo, e se inscrever, por meio deste link, até o dia 17 de setembro. Para inscrições, acesse aqui.

O evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro no Campus XVIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Cametá, com o tema central Biodiversidade, Sustentabilidade, Inovação e Inclusão Social para o desenvolvimento da Região do Baixo Tocantins.

A iniciativa vai reunir pesquisadores de diversas instituições, entre elas, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade da Amazônia (Unama), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

De acordo com Everton Pastana, aluno do curso de Licenciatura em Química, membro da comissão organizadora do evento, o Simpósio tem o objetivo de desenvolver a integração de ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo, bem como de potencializar o diálogo e a integração entre as Instituições de Ensino Superior da região e de outras localidades, além de levantar debates atuais inovadores e multidisciplinares.

I Feira do Empreendedor da Uepa Cametá  
Este ano, com o intuito de estimular o empreendedorismo através da divulgação de produtos naturais e de negócios desenvolvidos na região, a terceira edição do simpósio contará com a I Feira do Empreendedor da Uepa Cametá.

“O impacto mais importante é a visibilidade e divulgação da economia local, oriunda de ribeirinhos, quilombolas, associações e outros grupos que buscam espaço no mercado com seus produtos. Eles são a comunidade local, que movimenta a economia e que precisa ser reconhecida por seus métodos de produção desenvolvidos por gerações com os saberes tradicionais”, explica o universitário Everton Pastana.

Para a professora Ivete Ribeiro, coordenadora do Campus da Uepa em Cametá e coordenadora do simpósio, o evento será uma oportunidade de reunir os grandes eixos dentro da universidade: ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo. Além de divulgar a integração científica e empreendedora entre as principais instituições públicas da região do Baixo Tocantins, com foco também na sustentabilidade e na COP 30. “Será a oportunidade de divulgar a ciência e tecnologia que vem sendo desenvolvida na região, incluindo resultados de parcerias nacionais e internacionais”, ressalta a professora. Ela enfatiza que, os trabalhos aprovados e apresentados no evento terão oportunidade de publicação em anais com registro ISBN e os três melhores receberão menção honrosa. As instruções para o acesso aos estandes da Feira do Empreendedor serão divulgadas ainda no mês de agosto.

A programação do evento inicia com a mesa de abertura, no auditório da Universidade do Estado do Pará Campus XVIII - Cametá e as demais atividades como palestras, minicursos e mesas redondas ocorrerão nas dependências do Campus.

Texto de Alanny Alves, estagiária, sob supervisão de Guaciara Freitas / Ascom Uepa