Governo do Pará volta a Santa Izabel para nova entrega do 'Sua Casa'
Governador Helder Barbalho enfatizou a diretriz social do Programa, que concede benefícios para a melhoria das residências sem nenhum custo para a população
Governador Helder Barbalho e moradores de Santa Izabel que receberam o benefício habitacionalO Governo do Pará beneficiou mais de 400 famílias no município de Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém, com cheques do programa habitacional "Sua Casa", nesta segunda-feira (29). Os recursos, referentes à primeira e segunda parcelas, proporcionarão às famílias condições para construção, ampliação ou reconstrução de moradias. A política pública do governo atende, prioritariamente, pessoas que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza e vítimas de sinistro (incêndios, enchentes etc.). O investimento nesta etapa em Santa Izabel é superior a R$ 3 milhões. A entrega do benefício ocorreu durante agenda do governador Helder Barbalho no município.
“As famílias que estão sendo contempladas aqui em Santa Izabel precisam de uma casa de qualidade, e a partir desse trabalho as casas vão melhorando. A construção civil é fortalecida, o comércio local é prestigiado. Lembrando que o Programa Sua Casa não é financiamento. São recursos para compra de material de construção e pagamento de mão de obra, e não tem que pagar nada para o Governo. É tudo para a população que mais precisa”, ressaltou Helder Barbalho.
Foi a segunda entrega neste ano de benefícios habitacionais para moradores de Santa Izabel do Pará. Em março, outras 469 famílias do município receberam o cheque.
O "Sua Casa" garante auxílio para aquisição de material de construção e pagamento dos trabalhadores empregados na obra de construção, reconstrução e ampliação dos imóveis. O valor concedido pode chegar a R$ 21 mil.
Luís André Guedes, diretor-presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), órgão gestor do "Sua Casa", informou que o Programa já chegou aos 144 municípios paraenses, “cumprindo a sua principal missão, que é melhorar a moradia dos paraenses. As casas passam a ser construídas, ampliadas ou adaptadas em alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro dentro”.
Para quem recebe, o cheque é a realização de um sonho. Para a dona de casa Ângela Rodrigues “é só felicidade estar aqui e levar meu cheque, que vai permitir construir a minha casa”.
Para participar do Programa Sua Casa os interessados devem atender aos seguintes critérios:
1 - Renda familiar de até três salários mínimos;
2 - Não possuir outro imóvel;
3 - Ser maior de 18 anos ou emancipado;
4 - Ter família constituída com no mínimo dois integrantes;
5 - Não ter sido beneficiado em outro programa habitacional nos âmbitos municipal, estadual e federal; e
6 - Comprovar que detém a propriedade ou posse mansa e pacífica do imóvel há mais de cinco anos.
As famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais podem ser atendidas de modo excepcional, em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.