Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Seju realiza mais de 2 mil atendimentos durante Ação de Verão em Salinópolis

Atendimento humanizado e colaboração entre órgãos são destaque para a garantia de direitos e serviços essenciais aos veranistas

Por Igor Oliveira (SEJU)
29/07/2024 12h11

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio de suas coordenadorias, realizou mais de 2 mil atendimentos em ação de verão realizada no município de Salinópolis, no nordeste paraense, no período de 19 a 28 de julho. Equipes da secretaria disponibilizaram serviços de cidadania e orientaram o público sobre direitos civis e sociais, além de esclarecer sobre os trabalhos realizados pelo órgão estadual.

"Muito gratificante ver o trabalho realizado pela Secretaria de Justiça. Nesse verão realizamos a emissão de documentos, orientação aos consumidores, pescadores e abordamos direitos violados, além das atividades de prevenção às drogas. A população pôde ser atendida com todos os serviços essenciais à cidadania", afirma o titular da Seju, Evandro Garla.

A educadora física, Maria Auxiliadora, buscava uma nova via da carteira de identidade no município, mas faltava tempo. “Eu tinha que agendar. (...) Mas aqui na Seju foi rápido, já tenho o documento em mãos, além do atendimento humanizado que ofereceram para mim e para meu filho”.

Conscientização e garantia de direitos - Além da emissão e encaminhamento de documentos (incluindo a primeira via de RG para crianças de até 10 anos), a Seju, por meio da Diretoria de Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou atendimentos ao público e fiscalização em estabelecimentos comerciais para observar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

A Coordenadoria de Monitoramento de Direitos Violados (CMDV) realizou orientação sobre situações de violação e garantias de direitos para os veranistas. A Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren) promoveu ações de conscientização sobre prevenção ao uso dessas substâncias entorpecentes, e a oficina “Jovens do Século XXI”, que ressaltou o papel da cidadania e os riscos das drogas ilícitas para a saúde das pessoas. 

Também, houve a oficina Meio Ambiente e Arte na orla do Maçarico, com conteúdo direcionado para pais e filhos sobre temas como sustentabilidade, preservação ambiental  e garantia de direitos.

Na Barraca da Cidadania, na praia do Atalaia, a Ouvidoria de Justiça atuou com atendimento de demandas e registro de avaliações sobre o serviço prestado pela Seju.

Parceria - O secretário de justiça, Evandro Garla, destaca ainda a importância da colaboração de outros órgãos públicos no trabalho de orientação e garantia de direitos da população. "Essa parceria é fundamental para construir uma sociedade mais inclusiva e informada".

A Seju, por meio do Procon, colaborou com a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) na divulgação do protocolo ‘Não se cale’, voltado para a prevenção à importunação sexual contra meninas e mulheres. Além disso, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) disponibiliza informações sobre o programa ‘Água Pará’ na Barraca da Cidadania, coordenado pela Secretaria de Justiça.

Já a Divisão Justiça no Campo e nas Águas (Dijuscamp), da Seju, atuou junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para promover emissão de documentos a pescadores locais da região. O projeto Bombeiros da Vida, por sua vez, recebeu doação de frascos destinados para coletar leite humano para a Fundação Santa Casa.