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Seju realiza mais de 2 mil atendimentos durante Ação de Verão em Salinópolis

Atendimento humanizado e colaboração entre órgãos são destaque para a garantia de direitos e serviços essenciais aos veranistas

Por Igor Oliveira (SEJU)
29/07/2024 12h11

Foto: Ascom SEJUA Secretaria de Estado de Justiça (Seju), por meio de suas coordenadorias, realizou mais de 2 mil atendimentos em ação de verão realizada no município de Salinópolis, no nordeste paraense, no período de 19 a 28 de julho. Equipes da secretaria disponibilizaram serviços de cidadania e orientaram o público sobre direitos civis e sociais, além de esclarecer sobre os trabalhos realizados pelo órgão estadual.

Foto: Ascom SEJU"Muito gratificante ver o trabalho realizado pela Secretaria de Justiça. Nesse verão realizamos a emissão de documentos, orientação aos consumidores, pescadores e abordamos direitos violados, além das atividades de prevenção às drogas. A população pôde ser atendida com todos os serviços essenciais à cidadania", afirma o titular da Seju, Evandro Garla.

Foto: Ascom SEJUA educadora física, Maria Auxiliadora, buscava uma nova via da carteira de identidade no município, mas faltava tempo. “Eu tinha que agendar. (...) Mas aqui na Seju foi rápido, já tenho o documento em mãos, além do atendimento humanizado que ofereceram para mim e para meu filho”.

Foto: Ascom SEJUConscientização e garantia de direitos - Além da emissão e encaminhamento de documentos (incluindo a primeira via de RG para crianças de até 10 anos), a Seju, por meio da Diretoria de Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou atendimentos ao público e fiscalização em estabelecimentos comerciais para observar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Foto: Ascom SEJUA Coordenadoria de Monitoramento de Direitos Violados (CMDV) realizou orientação sobre situações de violação e garantias de direitos para os veranistas. A Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren) promoveu ações de conscientização sobre prevenção ao uso dessas substâncias entorpecentes, e a oficina “Jovens do Século XXI”, que ressaltou o papel da cidadania e os riscos das drogas ilícitas para a saúde das pessoas. 

Foto: Ascom SEJUTambém, houve a oficina Meio Ambiente e Arte na orla do Maçarico, com conteúdo direcionado para pais e filhos sobre temas como sustentabilidade, preservação ambiental  e garantia de direitos.

Na Barraca da Cidadania, na praia do Atalaia, a Ouvidoria de Justiça atuou com atendimento de demandas e registro de avaliações sobre o serviço prestado pela Seju.

Foto: Ascom SEJUParceria - O secretário de justiça, Evandro Garla, destaca ainda a importância da colaboração de outros órgãos públicos no trabalho de orientação e garantia de direitos da população. "Essa parceria é fundamental para construir uma sociedade mais inclusiva e informada".

A Seju, por meio do Procon, colaborou com a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) na divulgação do protocolo ‘Não se cale’, voltado para a prevenção à importunação sexual contra meninas e mulheres. Além disso, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) disponibiliza informações sobre o programa ‘Água Pará’ na Barraca da Cidadania, coordenado pela Secretaria de Justiça.

Foto: Ascom SEJUJá a Divisão Justiça no Campo e nas Águas (Dijuscamp), da Seju, atuou junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para promover emissão de documentos a pescadores locais da região. O projeto Bombeiros da Vida, por sua vez, recebeu doação de frascos destinados para coletar leite humano para a Fundação Santa Casa.