Mosqueiro tem movimentação intensa no último final de semana de julho
Mais de 400 agentes reforçam o efetivo, durante todo o mês de julho, no distrito de Mosqueiro, por meio da Operação Verão 2024
Nesse último sábado de julho (27), a Ilha de Mosqueiro recebeu um número intenso de turistas para curtir as praias de um dos locais mais procurados pelos paraenses durante as férias escolares e o verão amazônico.
No pórtico de entrada do distrito de Belém, a movimentação de veículos foi intensa e os agentes de segurança integrados, realizam fiscalizações e orientações aos motoristas, com apoio do Tribunal de Justiça e Conselho Tutelar, para evitar transtornos durante o entretenimento, como destaca o Major Carlos Eduardo, que atua no 25º batalhão de Mosqueiro.
“Estamos desde o início da Operação Verão fazendo as barreiras educativas aqui no Pórtico de Mosqueiro. Hoje, exatamente nesse último fim de semana, a gente percebeu um fluxo muito intenso de veículos. Tanto que hoje nós contamos, além da Polícia Militar, com o reforço da Guarda Municipal, assim como de alguns agentes do Tribunal de Justiça, que estão conosco, assim como do Conselho Tutelar. As pessoas estão bem receptivas, a maioria das vezes eles nos agradecem pelo trabalho que estamos realizando e esperamos que esse fim de semana também seja tranquilo aqui na Ilha de Mosqueiro”, disse o agente.
Além de orientar, os agentes também informam aos frequentadores sobre a determinações que vem sendo cumpridas na Ilha, a exemplo da proibição de sons automotivos na orla das praias, do uso de linha de cerol e de garrafas de vidro na faixa de areia, a fim de, garantir um verão mais tranquilo e seguro a todos.
“Nós informamos também, sobre a existência de uma determinação judicial que proíbe a utilização de “carro som” durante esse período em toda a extensão da orla da ilha de Mosqueiro, assim como a utilização de linhas, essas linhas de papagaio, proibidas devido ao seu alto poder cortante, podendo ocasionar acidentes, assim como o uso de garrafas de vidro", disse o Major da Polícia Militar.
Monitoramento das praias
Equipes de salva-vidas do Corpo de Bombeiros Militar também estão presentes na Ilha de Mosqueiro fazendo a orientação e atendimentos rápidos de urgência e emergência na faixa de areia. Os agentes atuam no auxílio aos pais e responsáveis para que acompanhem as crianças até a água, assim como orientações quanto a maré e os riscos com animais marinhos, como pontua o sargento Leandro Barreto.
“Estamos acompanhando a movimentação nesse último final de semana, e até o momento, não registramos nenhuma ocorrência grave. Porém, estamos fazendo um trabalho intenso de orientação para que os banhistas evitem as regiões de pedras, próximas ao rio, para evitar o contato com animais marinhos, assim como quanto a movimentação da maré, para que possam aproveitar o banho com segurança. Estamos orientando os pais e responsáveis também para que cuidem de suas crianças e assim evitar qualquer tipo de intercorrência que venha afetar sua diversão”, falou o sargento do Corpo de Bombeiro Militar.
O vigilante, Francisco José, aproveitou o último final de semana para curtir uma folga, e ressaltou a importância das orientações que recebeu para que não tenha problemas durante o seu lazer em família.
“Desde que chegamos percebemos um trabalho bom que os agentes estão fazendo aqui em Mosqueiro, nos explicando o que devemos ou não fazer, nos acompanhando aqui na praia, e isso é muito bom, pois mostra que a segurança está trabalhando sério para evitar transtornos pra gente que vem com a família aproveitar a folga”. Disse o vigilante.
Efetivo - Mais de 400 agentes reforçam o efetivo, durante todo o mês de julho, no distrito de Mosqueiro, por meio da Operação Verão 2024. Entre os órgãos envolvidos na ação estão a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Centro Integrado de Operações (Ciop), e ainda, a Guarda Municipal de Belém e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). As ações de segurança seguem até o dia 5 de agosto.