HRBA promove treinamento de Urgência e Emergência para profissionais de saúde no Baixo Amazonas
O evento foi destinado a profissionais da Saúde, incluindo colaboradores do da unidade e de outras unidades de Santarém e municípios que fazem parte da região de integração do Baixo Amazonas
Prevenir paradas cardiorrespiratórias e otimizar a organização do fluxo de admissões em Unidade de Terapia Intensiva são temas presentes no protocolo utilizado na rotina do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), no oeste do Pará, e que foram abordados no Workshop de Urgência e Emergência realizado pela unidade nos dias 25 e 26 de julho.
O evento foi destinado a profissionais da Saúde, incluindo colaboradores do da unidade e de outras unidades de Santarém e municípios que fazem parte da região de integração do Baixo Amazonas: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, residentes médicos e acadêmicos inscritos na Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRBA.
Para Nayana Azevedo, Diarista da Gerência Assistencial da unidade, por meio da monitorização constante, é possível realizar uma intervenção precoce, aumentando a sobrevida dos pacientes. Na linha de frente, a atuação da equipe de enfermagem faz a diferença e pode salvar vidas.
“A ideia é fazer um treinamento com a equipe para que os profissionais possam identificar que o paciente está em piora e prevenir a parada cardiorrespiratória. Estamos aperfeiçoando este conhecimentos e temos também profissionais de outros municípios para que eles possam implementar em outras unidades os protocolos utilizados no HRBA”, destaca a profissional.
O conhecimento rompe barreiras e pode ser multiplicado em outras unidades e em outras cidade da região. É o caso da Roselane de Carvalho, que é técnica de enfermagem do Hospital Municipal de Monte Alegre, município distante pouco mais de 100 km de Santarém. Ela participa com frequência dos treinamentos promovidos pelo HRBA e destaca a importância dessas atividades na formação dos profissionais.
“Faço o esforço necessário par vir participar desses treinamentos no HRBA para aprender e adquirir conhecimento e compartilhar com a equipe da nossa unidade para que a gente possa dar um melhor atendimento para nossos pacientes. Por isso, é importante aperfeiçoar nossos conhecimentos”, ressalta Roselane.
Com novos protocolos desde o ano passado, o HRBA vem alcançando indicadores positivos no fluxo de admissões em Unidades de Terapia Intensiva e consequentemente redução no número de óbitos.
Serviço - Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, 1.100, bairro Diamantino, em Santarém.