Caminhada do Hemopa abre semana dedicada ao doador voluntário de sangue
Cerca de 500 pessoas participaram da “Caminhada pela Vida”, neste sábado (21), que abriu a semana comemorativa ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no próximo dia 25. Foram arrecadados 415 itens, entre café e leite em pó, para doação a pacientes carentes atendidos pelo Hemopa. A ação faz parte da campanha “Eu sou sangue bom”, que a Fundação Hemopa promove até o dia 28, com o desafio de coletar 250 bolsas por dia. No dia 25, a meta será de 500 doações, num único dia. Até o meio-dia deste sábado, havia registro de 218 comparecimentos de doadores.
A jovem Gerssica Fabíola Rocha de Farias, 21 anos, atendeu ao apelo da campanha e foi doar sangue na sede do hemocentro neste sábado. Ela faz parte do grupo Chicleteiros do bem e promete repetir o gesto solidários mais vezes. “Tinha medo de doar, mas agora sei que não é nada daquilo que pensei. Vou doar sempre que tiver oportunidade”, disse.
O casal de noivos Assis Jr., 29, e Tamires Chagas, 24, decidiu doar sangue pela primeira vez na abertura da semana do doador. “Faz tempo que eu queria vir aqui, e vim num dia privilegiado. Fui surpreendido”, disse o economista. “Nossa intenção aqui é ajudar o próximo. Vamos voltar mais vezes sempre que pudermos”, completou a empresária.
“Estamos muito felizes com a grande participação na caminhada. Da mesma forma, contamos com a presença de doadores ao longo da ação estratégica. Tenho certeza que vamos superar a meta de coletas”, comentou a presidente do Hemopa, Ana Suely Leite Saraiva, ressaltando a programação que foi elaborada para parabenizar e agradecer essas pessoas que salvam vidas anonimamente.
A presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Rosangela Monteiro, junto com servidores e voluntários, participou da Caminhada pela Vida do Hemopa para apoiar a ação e sensibilizar as pessoas para a importância da doação de sangue para as grávidas e bebês do Pará que procuram o hospital e precisam de transfusão em caráter emergencial.
A fundação também comemora o índice de 54% de captação de doadores de sangue no mês de outubro, número que ultrapassa a meta de 30% sugerida pelo Hemopa para a agência transfusional que funciona dentro do hospital. Para Rosangela Monteiro, a parceria está dando certo por conta da dedicação de todos em favor dos pacientes. “Estamos unidos em favor da doação de sangue para todos os necessitados”, frisou.
Parceira do hemocentro, a faculdade Maurício de Nassau participou do evento neste sábado com um grupo de voluntariado. O coordenador de cursos, Álvaro Pinto, anunciou o lançamento do “Trote pela Vida” no próximo vestibular. “Vamos focar a sensibilização do segmento jovem para a causa da doação de sangue no Estado”, disse, parabenizando o hemocentro pela iniciativa da caminhada com forma de incentiva não apenas à doação de sangue, como também à prática de atividade física.
O atleta do time de futebol Americanos Vingadores Alan Tinoco Araújo, 26, administrador de empresas, também doou sangue neste sábado. Essa é a terceira campanha de que o grupo participa, mas dessa vez a doação dele é para ajudar a avó de um amigo, que passará por uma cirurgia. “Nas outras vezes doei foi de forma espontânea”, contou.
A caminhada saiu da Praça Batista Campos às 8h30 em direção ao Hemopa. O Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi responsável pelo aquecimento antes da largada. “Não podíamos ficar de fora dessa ação que visa a promoção da doação de sangue e da saúde, como forma de sensibilizar para a causa da doação de sangue”, disse o responsável pelo núcleo, José Roberto Silva.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.