Policlínica Lago de Tucuruí trata obesidade infantil e orienta sobre os riscos à saúde
Por mês, são oferecidas 480 consultas na especialidade para crianças e adultos
Aos 9 anos de idade, Maria Luiza já enfrenta dificuldades com o peso. Na hora das brincadeiras, ela apresenta um cansaço fora do normal, o que interfere em sua infância. Em alerta aos riscos que a obesidade pode gerar na vida da menina, a mãe, Thais Lopes, procurou ajuda profissional na Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, e após as primeiras consultas, cuida agora para um futuro mais saudável para a filha.
"Ela foi primeiramente no endocrinologista pediátrico, e depois, foi encaminhada para a nutricionista. Eu quero encontrar uma maneira de tratar a obesidade da Maria através da alimentação. Ela tem duas rotinas alimentares e estou um pouco confusa sobre o que ela pode comer. Além de manter uma alimentação saudável, quero que ela tenha disposição para as atividades diárias e para brincar com os amigos", observou a mãe, Thaís Lopes.
Por mês, a Policlínica de Tucuruí oferece à população dos municípios de integração do Lago, 480 consultas na nutrição para crianças e adultos. Os atendimentos são de segunda-feira a sexta-feira e todos agendados, e devidamente referenciados por outros especialistas. O atendimento preza por uma abordagem humanizada, colocando o bem-estar e a satisfação de cada paciente em primeiro lugar.
Quem também está em tratamento na unidade, é Manuela Conceição de Almeida, de 12 anos. Ela é paciente da Poli desde o ano passado. Sua família recorreu ao tratamento nutricional com o objetivo de ajudá-la a controlar a obesidade que vem sendo um empecilho em sua vida desde a infância.
"Procuramos o endocrinologista e ele nos indicou para o serviço de nutrição. Manuela precisa perder peso, pois quero que ela cresça de forma saudável e consuma mais frutas e verduras, além de praticar atividades físicas", disse a mãe da menina, Antônia Conceição.
Tratamento
Alynny Costa, nutricionista da Poli de Tucuruí explica que durante a consulta na especialidade, são realizadas avaliações clínicas e nutricionais para elaborar um plano alimentar saudável dos usuários.
"Consideramos as necessidades e condições financeiras de cada indivíduo. Os pacientes são encorajados a compartilhar suas dificuldades em manter uma alimentação equilibrada. Ao final da consulta, cada paciente recebe um plano alimentar personalizado, saudável e prazeroso, sem restrições alimentares", pontuou a profissional.
Além do tratamento para o controle de obesidade infantil, a Poli Lago de Tucuruí também garante atendimento em diversas patologias, incluindo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), seletividade alimentar, compulsão alimentar, obesidade, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, renais, gastrointestinais, entre outras condições.
Como obter assistência
Para ter acesso aos serviços da Policlínica, é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na atenção primária de saúde, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso garante uma distribuição equitativa dos serviços, priorizando aqueles que mais necessitam. O atendimento também pode ser através de interconsulta, quando o profissional de outra especialidade, indica as consultas nutricionais.
Serviço:
A unidade do Governo do Estado é administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (Issaa) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).