Codec conhece projeto de empresa na área de descarbonização em Abaetetuba
Proposta se volta para a produção de carvão vegetal a partir da decomposição térmica do caroço de açaí
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) conheceu o projeto da planta industrial, a ser implantada no município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, para a produção de carvão vegetal a partir da decomposição térmica do caroço de açaí.
A iniciativa é da empresa Inovi Tecnologia Meio Ambiente e da Fazenda DHR, cujos representantes apresentaram o projeto à Codec, em reunião na quarta-feira (24), na sede da Companhia de Desenvolvimento do Pará, na quarta-feira (24).
O diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Companhia, Manoel Ibiapina, pontuou sobre a missão da Codec em apresentar um ambiente de negócios favorável no Pará: “nosso foco é contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado. Sempre temos grande satisfação em orientar empreendedores que têm interesse em operar aqui na região e criar oportunidade para que mais empresas se instalem no Pará, ou até mesmo para que expandam atividades já existentes, como é o caso da Inovi e da DHR”.
Manoel Ibiapina ressaltou a importância de apoiar ideias que impulsionam um crescimento industrial sustentável: “o que nos foi apresentado aqui, hoje é visto de forma muito positiva, pois estamos falando de produção industrial, com o diferencial de estar relacionado às alternativas de descarbonização, a partir da fabricação de carvão vegetal. Temos muito interesse em aproximá-los de instituições de apoio para dar andamento ao projeto”.
O engenheiro florestal, José da Silva Júnior, proprietário da Inovi Tecnologia Meio Ambiente e consultor da DHR, falou sobre os principais pontos que envolvem a produção do biocarvão. “É um produto que permite harmonizar a produção de energia e de alimentos com aumento da fertilidade e o sequestro de carbono. É um item que apresenta grande potencial no mercado”.
"A Codec, como uma parceira nossa, nos viabiliza o contato com outras fontes de investimento, a divulgação do nosso trabalho e a oportunidade de divulgação do que nós estamos tentando fazer em Abaetetuba”, afirmou José Júnior.
Diretor Operacional da Fazenda DHR, Takatoshi Dohara, disse que a visita à Codec é uma forma de maior aproximação com o Estado e uma oportunidade de se alinhar às diretrizes ambientais.
“Nós viemos em busca do estreitamento do nosso relacionamento com o governo estadual e estamos apresentando um trabalho que busca a descarbonização de matéria energética. Para seguir com esse projeto, conversamos sobre os incentivos que podemos receber para que possamos desenvolver da melhor forma o nosso trabalho”. Sobre o suporte da instituição, Takatoshi concluiu: “acreditamos que a expertise da Codec vai abrir novos caminhos para o nosso mercado.”
INOVI Tecnologia e Meio Ambiente - Empresa de consultoria e serviço situada no Pará, há de 7 anos, a empresa divulga que segue a política de agregar aos serviços executados, a automação, tendo como aliados sistemas computacionais e equipamentos de alta tecnologia. O foco é tornar possível o desenvolvimento dos projetos com maior produtividade, rapidez e qualidade, objetivando a exploração sustentável dos recursos naturais.
Já a Fazenda DHR Cultivo de Frutas Ltda é uma empresa com sede em Abaetetuba, que atua principalmente no cultivo de açaí. Fundada em 2018, ela é classificada como de micro porte.
Texto de Thaline Trindade