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No primeiro semestre de 2024, assistência do HRPM apresenta mais de 99% de aprovação de seus usuários

O nível de satisfação é avaliado por meio de um questionário, garantindo um acompanhamento contínuo do nível de contentamento

Por Ascom (Ascom)
23/07/2024 14h04

Alguns dos profissionais do HRPM que receberam elogio de usuários em atendimentoO serviço de Ouvidoria é essencial para garantir que as unidades de saúde ofereçam um atendimento de alta qualidade, com transparência e centrado no cuidado do paciente. Diante disso, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado no município de Breves, na Ilha do Marajó, disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que é encarregado de acompanhar o nível de satisfação dos usuários e, no primeiro semestre deste ano, o setor constatou que o hospital obteve 99,39% de satisfação dos usuários.

A média apurada e comemorada pela equipe multiprofissional, ocorre por meio do monitoramento dos dados coletados pelos profissionais do SAU, mensalmente. No HRPM, este setor é responsável por monitorar a satisfação dos usuários e avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pela unidade. Todos os dias, incluindo fins de semana, o setor analisa a satisfação dos pacientes em atendimento, por meio de um questionário, garantindo um acompanhamento contínuo do nível de contentamento. 

A líder do SAU, Danielle Barbosa, explica que as reclamações, elogios, sugestões são recebidos e analisados, e com base nesses registros, é avaliado o desempenho do Regional do Marajó, possibilitando melhorias, a fim de promover melhorias na assistência.

“O setor funciona como uma Ouvidoria, oferecendo uma plataforma para os pacientes compartilharem suas experiências, sejam elas positivas ou negativas. Isso permite ao HRPM compreender melhor as necessidades e preocupações dos pacientes”, pontuou. 

A gestora acrescenta que, ao coletar feedback diretamente dos usuários e seus familiares, o SAU ajuda a identificar áreas do hospital que precisam ser melhoradas. Com essas informações, o hospital pode desenvolver estratégias para melhorar a qualidade dos cuidados oferecidos e aumentar a eficiência operacional. 

Maisa CardosoAprovação – A usuária, Maisa Cardoso, de 45 anos, expressa gratidão pelo atendimento recebido durante toda a sua internação. Ela elogia a conduta exemplar dos profissionais do hospital, destacando o excelente serviço prestado desde sua primeira consulta até sua alta hospitalar. 

“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no meu atendimento, desde os profissionais de saúde, como também os profissionais de Apoio, Portaria, Recepção, todos. Tive uma longa internação no HRPM e sempre tive um ótimo atendimento; existem pessoas generosas e de coração puro em todos os lugares no hospital. O meu muito obrigado a todos”, pontuou a técnica de enfermagem.

Incentivo - Para estimular e agradecer os profissionais do hospital pelas boas práticas, o SAU realiza, mensalmente, a entrega de cartões com os elogios feitos por usuários, onde eles foram citados. Essa prática não apenas reconhece o trabalho árduo dos profissionais de saúde, mas também cria um ciclo positivo de melhoria e confiança no ambiente hospitalar.

HRPM - O HRPM é um órgão da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço - O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro, Breves (Pará). Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.


Texto: Pedro Amorim