Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OLIMPÍADAS 2024

Atletas do programa 'Talentos Esportivos' ganham destaque internacional

A ginástica artística é uma das 7 modalidades esportivas desenvolvidas pela iniciativa estadual

Por Giovanna Abreu (SECOM)
22/07/2024 15h45

A atleta paraense Andreza Lima, 17 anos, descoberta pelo programa estadual ‘Talentos Esportivos’, é uma das integrantes da equipe brasileira de Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e é inspiração para mais de 150 meninas que participam de turmas de iniciação e de treinamento da iniciativa. Coordenado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), em cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o programa oferece aulas gratuitas na modalidade com foco no treinamento de salto sobre a mesa, paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo.

“O ‘Talentos Esportivos’ visa contribuir no fomento e desenvolvimento do esporte no estado e dos nossos jovens atletas, além da descoberta de novos talentos para o esporte, como no caso da ginasta Andreza Lima. Então, muitos vão seguir a carreira no esporte, outros o programa serve como base no desenvolvimento social e cultural”, ressalta Fabiano Scherer, secretário em exercício da Seel. 

Bruna Borcem, 17 anos, é atleta de ginástica artística há 10 anos
Bruna Borcem, 17 anos, é ginasta e integra o programa há 10 anos e já participou de quatro competições internacionais, no Uruguai e Chile, trazendo três medalhas de bronze para o Estado. “Poder acompanhar atletas que saíram daqui e ter a experiência em competições nacionais e internacionais funcionam como mais uma motivação para treinar e é muito importante pra gente. As atletas do programa não teriam condições pra participar desses campeonatos e viagens sem o apoio do Estado. Ver o ginásio cheio de meninas deixa a gente feliz, porque vai deixar o nosso esporte vivo. É lindo ver a ginástica crescer”, celebra. 

Professor Ulisses LimaAs aulas acontecem no Ginásio de Ginástica Olímpica da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, e são ministradas pelo professor da Seduc, Ulisses Lima. Segundo Ulisses, as meninas de 5 a 8 anos podem ser matriculadas na Seel para as turmas de iniciação e algumas são selecionadas para participar da turma de treinamento.

“Já ajudamos na formação de muitas meninas, para além do desenvolvimento no esporte, muitas são professoras de educação física, fisioterapeutas e outras demais profissões. Meninas que saem daqui com uma boa orientação, porque o programa não envolve só o esporte em si, aqui a família participa de perto, fortalecemos princípios e valores. Ter uma atleta nossa representando o Brasil é um sonho realizado. Me deixa muito orgulhoso ver essas meninas trilhando lindos caminhos”, destaca Ulisses Lima. Os treinamentos foram intensificados em julho deste ano, pela participação de quase 20 atletas do programa na Copa de las Américas 2024, em Lima, no Peru, no mês de agosto. 

Professora estadual - Gleiciane AlvesA professora estadual Gleiciane Alves, mãe da Lia Oliveira, atleta que começou a treinar pelo programa há 7 anos, celebra a iniciativa que transforma a vida de crianças e adolescentes paraenses. “O ‘Talentos Esportivos’ é algo de muito bom na vida dessas meninas, não só na perspectiva do esporte, enquanto atletas, mas, como uma possibilidade de abrir janelas para que elas possam contemplar outros horizontes. O apoio do Governo do Estado, por meio da Seel, seja em auxiliar com o custo ou garantir estrutura de treinamento, impulsiona essas meninas. É um programa de sucesso”, diz. 

Lorena Eloá Lima - classificada para os jogos da juventude no mês de outubroA ginasta Lorena Eloá Lima, 13 anos, também medalhista em campeonato internacional, é uma das atletas classificadas para os Jogos da Juventude, que será realizado em João Pessoa, no mês de outubro. “Eu via as ginastas na televisão quando eu tinha 5 anos e comecei a me interessar pelo esporte, então minha mãe me trouxe e eu me apaixonei. O programa representa muita coisa boa na minha vida, porque fiz muitas amizades, já conheci lugares novos e é muito bacana viver tudo isso. Busco dar o meu melhor sempre e aproveitar todas as experiências que o esporte me proporciona”, finaliza. 

MODALIDADES – O programa do Governo do Estado, ‘Talentos Esportivos’, contempla sete modalidades esportivas: ginástica artística; natação infantil, com cerca de 45 alunos entre 08 e 11 anos; voleibol, com 40 alunos entre 15 e 25 anos; tênis de quadra, com 40 alunos de mais de 18 anos; basquete, com 30 alunos entre 16 e 20 anos; natação adulto, com cerca de 45 alunos entre 18 e 55 anos; e saltos ornamentais, com cerca de 25 alunos entre 6 e 25 anos.