Ajuruteua tem intenso movimento e Operação Verão garante tranquilidade
Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com órgãos estaduais e municipais, segue garantindo uma boa diversão para todos
Ajuruteua lotou no terceiro final de semana das férias de julho, com segurança garantida pela Operação Verão da SegupCom expectativa de público de 6 mil pessoas na praia de Ajuruteua, em Bragança, as forças de segurança seguem trabalhando com ações preventivas e ostensivas neste domingo, 21. A operação “Verão 2024”, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com órgãos estaduais e municipais, segue garantindo a tranquilidade neste veraneio.
Esta é uma das maiores operações do Estado, segundo o secretário titular da Segup, Ualame Machado.
“Estamos na Operação Verão com todos os órgãos envolvidos, para que a gente possa dar mais segurança àquelas pessoas e famílias que estão aproveitando as férias escolares no nosso verão amazônico. Nossos agentes estarão durante todo o mês garantindo a segurança de todos em todo o Estado, e reforçando especificamente em mais de 90 localidades para coibir as práticas criminosas e a população se divirta com segurança e tranquilidade”, afirmo o secretário.
Neste terceiro final de semana, a busca era grande para aproveitar os 2,5 km da faixa de areia de Ajuruteua. Logo cedo, o movimento era intenso de piqueniques na PA-458 que liga Bragança à Vila de Ajuruteua. Agentes do órgão de trânsito municipal organizavam o fluxo de carros e ônibus para desafogar a entrada da vila.
Na praia, os órgãos de segurança atuaram preventivamente na fiscalização do uso de linhas com cerol, proibida pela lei estadual nº 9.597/2022. De acordo com a legislação, é proibido a posse, fabricação e comercialização de linhas cortantes com cerol (vidro moído), linha chilena e similares, independentemente da aplicação de cerol.
O policiamento também foi reforçado na área. A Polícia Militar por meio do 33° Batalhão de Polícia Militar (33° BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional VII (CPR VII), intensificou as ações ostensivas e por meio do policiamento embarcado e a pé. Bombeiro guarda-vida orienta um visitante: no sábado houve 23 advertências a banhistas em situação de risco em Ajuruteua
Ocorrências - No sábado (20), as equipes de prontidão realizaram atendimentos. O Corpo de Bombeiros Militar do 24° Grupamento (24° GBM) que atua com 15 militares realizou 23 advertências a banhistas. O posto registrou ainda um acidente com animal marinho e uma criança perdida dos responsáveis.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) que compõe a operação, realizou um total de 27 monitoramentos por meio da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME). Do total, 4 foram identificados fora da área de inclusão e 5 com rompimento do equipamento, sendo dois apresentados no Centro Integrado Móvel da Segup para manutenção.
Das ocorrências, a Polícia Civil tem atendido as de menor potencial ofensivo. Situações graves são encaminhadas para Bragança para a equipe de plantão e de reforço.
Agentes da Secretaria de Administração Penitenciária atuaram junto à Central Integrada de Monitoramento Eletrônico no localAté este domingo (21), a única ocorrência gerada foi a de um incêndio criminoso em uma motocicleta. O proprietário do veículo, Rafael da Costa, dirigiu-se ao centro e contou com apoio das autoridades competentes.
“Nessa época de férias agora, é bom termos uma unidade dessa, né? Principalmente ter esse apoio que precisamos, pois uma hora ou outra pode acontecer alguma coisa. Como agora, vim registrar aqui o boletim de ocorrência e caso aconteça outro caso dele fazer ou tentar outra vez, temos o respaldo. Contamos muito com o apoio da Polícia Civil, da Polícia Militar e todos os conjuntos coletivos aqui em Ajuruteua nesse veraneio e que bom que temos essa unidade aqui”, contou.
Unidade Móvel - A Segup instalou, no sábado (20), na entrada de Ajuruteua, a unidade móvel do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCM) para reforço das ações e registro de ocorrências.
Do Centro Integrado, os órgãos acompanham o fluxo de pessoas e do trânsito pelo videomonitoramento espalhado pelo município, e atendem as demandas que ocorrem na praia.
Operação Verão - A Operação Verão 2023 foi iniciada no dia 5 de julho e será encerrada em 5 de agosto, com o monitoramento do fluxo de retorno a Belém.
A operação, que mobiliza mais de 5,6 mil agentes de segurança pública, visa a potencializar as ações de segurança e de defesa social no mês de julho, para garantir no período das férias escolares a tranquilidade à população que se desloca para o interior do Estado, mantendo a eficiência e o combate à criminalidade.