Detran vai às praias para ensinar regras de trânsito seguro à meninada durante as férias
Minicircuito em Salinas é oportunidade para que eles e elas aprendam sobre uso do cinto de segurança, do capacete, entre outras questões
Servidora do Detran em ação educativa com criança veranista neste sábado (20) em Salinas Desde o início do mês de julho, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) reforça as ações educativas nas principais praias e balneários do Estado. Uma das ações, o Minicircuito de Trânsito, está agitando a programação das famílias na orla de Salinópolis, no nordeste paraense. Com foco na educação para o trânsito das crianças, o minicircuito ensina sobre regras básicas de comportamento seguro nas vias públicas para evitar acidentes.
A programação acontece diariamente na avenida Beira-Mar, das 18h30 às 22h. Os servidores da educação do Detran ensinam de forma lúdica sobre o uso do cinto de segurança e do capacete, travessia na faixa de pedestre, cores do semáforo, respeito aos limites de velocidade e outros fatores que podem oferecer risco à segurança de motoristas, passageiros e pedestres.
Meninas e meninos participam das brincadeiras promovidas pelo Detran para sensibilizar para o respeito às regras de trânsitoEm Salinas, a programação infantil é recheada de cores e brincadeiras para atrair a atenção das crianças. As orientações contam com o auxílio de pinturas do jogo do aprendiz, da trilha e do minicircuito. Com apenas 7 anos de idade, a Giovana Santos participou das brincadeiras e aprendeu como atravessar a rua em segurança. "O carro tem que parar pra pessoa passar e quando estiver vermelho tem que parar, mas quando estiver verde já pode seguir pra não machucar", ensina a futura condutora.
A educação para as crianças é fundamental na construção de um trânsito mais seguro e humano. Além de assimilarem o conhecimento para toda a vida, as crianças também são aliadas dos orgãos de trânsito na educação dos pais. "Eles aprendem com a gente e depois cobram dos pais atitudes seguras no trânsito. O ensinamento de hoje é a garantia de um trânsito do futuro livre de acidentes", explica o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.
No Minicircuito, crianças aprendem sobre um trânsito mais seguro enquanto brincamEm Mosqueiro, na região metropolitana de Belém, as atividades infantis ocorrem à noite, na Vila da cidade. Crianças e familiares são abordados pela equipe de educação do Departamento e orientados sobre como prevenir acidentes, especialmente quanto ao uso dos dispositivos de segurança, como o bebê conforto, a cadeirinha, o assento de elevação e o cinto de segurança. Já em Santarém, na região do Baixo Amazonas, as atividades lúdicas são direcionadas para crianças em locais de grande circulação de pessoas, como o shopping center. O espaço infantil foi adequado para que as crianças aprendam, de forma divertida, sobre responsabilidade no trânsito. Os pais apoiam a iniciativa e ressaltam que o trabalho realizado pelo Detran ajuda na educação que os filhos recebem em casa. "Achei super válido esse trabalho do Detran com os nossos filhos, até porque a gente nem sempre consegue repassar tudo pra eles, então quando tem essa oportunidade, eles aprendem rápido e levam isso pra vida deles", afirmou a enfermeira Fátima Gomes.