Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segup instala Centro de Comando e Controle Móvel na praia de Ajuruteua em Bragança

Equipamento instalado na praia permite que os órgãos de segurança monitorem o fluxo de pessoas na praia e trânsito por sistema de câmeras

Por André Macedo (SEGUP)
20/07/2024 12h46

Centro Integrado de Comando e Controle em Ajuruteua concentra o trabalho executado pelas forças de segurança na regiãoEm mais uma iniciativa da operação “Verão 2024”, que ocorre em 92 localidades paraenses, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) instalou, na manhã deste sábado (20), na praia de Ajuruteua, em Bragança, a unidade móvel do Centro Integrado de Comando e Controle (CICCM) para reforçar as ações. 

Reunindo as forças estaduais e municipais, o CICCM atua como concentração e referência da presença do Estado, oferecendo segurança para turistas e veranistas paraenses. Na manhã deste sábado (20), os pontos focais de cada força de segurança reuniram-se em um briefing para destacar as atividades desempenhadas.

Os agentes estão distribuídos na cidade e nas praias bragantinas, garantindo policiamento ostensivo, ordenamento do trânsito, fiscalização e prevenção balneária. 

O diretor do centro móvel, coronel PM Welington Magalhães, pontuou o trabalho dos órgãos de segurança na praia de Ajuruteua e na sede do município. “O sistema de segurança pública está à frente das ações em Bragança e na praia de Ajuruteua, com policiamento ostensivo, acompanhamento do fluxo de trânsito, ações de orientação na faixa de areia e demais fiscalizações. Temos a chegada de muitos piqueniques prevista para acontecer e o Estado está de prontidão para fazer a segurança de todos. Nosso Centro Integrado Móvel está instalado e ativado para atender a população que necessitar de apoio”, pontuou. 

Do Centro Integrado, os órgãos acompanham o fluxo de pessoas e do trânsito pelo videomonitoramento espalhado pelo município, e atendem as demandas que ocorrem na praia. 

No trânsito, agentes do Departamento Estadual de Trânsito e do órgão de trânsito municipal orientam condutores que utilizam a PA-458 para chegar à praia de Ajuruteua. Equipes da Defesa Civil Estadual abordam famílias com crianças pequenas para fazer a identificação com as pulseirinhas. Nelas constam informações úteis como nome da criança e um telefone celular para facilitar a localização do responsável.

Bombeiro preenche os dados da pulseira de identificação para um grupo de meninos que se diverte em AjuruteuaQuem foi atendido, neste sábado (19), elogiou o trabalho do Estado, a exemplo de Taiane Souza, que aproveita o dia de sol com o filho e dois sobrinhos. “Apesar de a gente sempre estar atento com as crianças, é essencial essa identificação devido, às vezes, por um descuido mínimo, a criança se distancia do pai. E isso está sendo ótimo, principalmente nesse período de veraneio", disse ela.

"A quantidade de pessoas é muito grande. Devido a essa quantidade, essa locomoção de muita gente, o pessoal se mistura demais. E ainda bem que, pelo menos nessa parte, todos deram uma atenção bem grande para a área da praia. Assim ficamos mais tranquilos”, pontuou Taiane Souza. Pulseiras de identificação com nome da criança e dos responsáveis e telefone para contato é fundamental para os casos em que a criança se perde dos pais

Operação Verão

A Segup, juntamente com os demais órgãos de segurança, deflagrou, em mais de 90 localidades paraenses a “Operação Verão 2024”. Essa é a maior operação do ano, e envolve todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, mais de 5,6 mil agentes de segurança participando. Há reforço no policiamento local e ações integradas entre as forças, para coibir e inibir a criminalidade no período de férias escolares. As ações preventivas e ostensivas serão realizadas até 31 de julho.