Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSÃO E SOCIALIZAÇÃO

Crianças atendidas no Hospital Abelardo Santos mudam rotina durante as férias

Dança, teatro, show de fantoches, brindes e pinturas fazem parte da programação lúdica, além da exibição de filmes

Por Diego Monteiro (HRAS)
19/07/2024 16h10

Maria Valentina foi uma das primeiras a chegar ao local das brincadeirasPara oferecer diversão às crianças nas férias escolares, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, promove uma série de atividades especiais. Nesta sexta-feira (19), a Comissão de Humanização (CH) organizou a colônia de férias com dança, teatro, show de fantoches, brindes e pinturas.

Maria Valentina de Souza, 6 anos, natural de Ulianópolis, município do sudeste paraense, foi uma das participantes. “Fiquei muito contente, pois pude me divertir, pintar e ainda ganhei lápis de cor para levar para casa”, disse a menina. “Para mim, ver o sorriso dela em meio ao tratamento não tem preço. Por isso sou muito grata”, afirmou a mãe de Valentina, Laiane Oliveira Bacilar, 21 anos.Com muita cor e humor, os profissionais alegraram a rotina das crianças no ambiente hospitalar

Nicolas Miguel, 3 anos, também participou do primeiro dia da colônia de férias. “Meu filho é apaixonado por qualquer tipo de brincadeira, principalmente as que envolvem cores. Hoje tivemos danças, teatro e pinturas, tudo que chama atenção dele. O tratamento não é uma condição fácil, mas pode ser mais leve com esse tipo de ação”, ressaltou Thays Sthefani, 29 anos, mãe de Nicolas.

Na abertura do evento houve apresentação do grupo de teatro e dança IDE, que encantou as crianças com músicas, danças e a tão aguardada história com fantoches. Pais e responsáveis que acompanham o tratamento das crianças também participam das atividades.

Nicolas Miguel aproveitou o momento de pinturaCinema - O “Cineminha HRAS” é outra programação que integra as atividades das férias escolares no Hospital Abelardo Santos. Durante a exibição do filme, as crianças ganharam pipoca, suco e sorvete natural de morango, preparados pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade, e entregue conforme a condição clínica de cada paciente.

Dentro das atividades de julho, o "Abelardo Santos" também promove ações educativas, que enfatizam a importância da hidratação durante a estação mais quente do ano. No verão, a temperatura média supera 35ºC na capital paraense, e as crianças tendem a perder mais líquido devido ao calor intenso e às diversas atividades ao ar livre, o que representa risco para a saúde das crianças.

Humanização - Para a supervisora de Humanização da unidade de saúde, Suzane Gonzaga, o objetivo da ação é proporcionar momentos de alegria, distração e bem-estar às crianças. “Por meio de diversas programações, como teatro de fantoches, sessões de cinema, atividades de desenho e pintura, buscamos criar um ambiente acolhedor e estimulante”, disse a supervisora.

Suzane Gonzaga acrescentou que essas atividades também visam aliviar o estresse decorrente da internação, em um espaço para criatividade e interação social. “Tudo isso para alcançarmos uma das nossas missões institucionais: contribuir para o desenvolvimento emocional das crianças, oferecendo uma experiência hospitalar mais positiva e humanizada”, explicou.

O show de fantoches foi um dos momentos mais aguardadosDe acordo com a diretora-geral do Hospital Abelardo Santos, Aline Oliveira, as dinâmicas desenvolvidas ajudam a manter um estado emocional positivo e melhoram a adesão das crianças aos tratamentos. “Ver o sorriso e a felicidade das crianças é o que nos motiva a continuar promovendo uma assistência humanizada e acolhedora, visando sempre a plena recuperação de cada um”, assegurou Aline Oliveira.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade de saúde pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas unidades de Cuidados Intermediários. A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.