Seaster promove encontros regionais para enfrentamento da violação de direitos
Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) vem fortalecendo a atuação da rede que atua em causas sociais
Desde abril deste ano, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) tem promovido encontros regionais que discutem as diversas formas de violações de direitos de famílias e indivíduos atendidos pela proteção especial de média complexidade - cujo vínculo familiar e comunitário ainda não foi interrompido.
A partir dos eventos, a Seaster se propõe a fortalecer a atuação de profissionais e gestores municipais no enfrentamento à violação de direitos, através de orientações metodológicas para o atendimento e o acompanhamento assertivo a essas famílias.Os encontros abordam violações de direitos que afetam famílias e indivíduos
O primeiro encontro de 2024 aconteceu em Xinguara e contou com a participação de 47 representantes. Ao longo dos meses, a capacitação já contemplou 214 profissionais, nas regiões Araguaia, Carajás, Marajó, Guamá e Rio Caeté, e no mês de agosto conclui o seu calendário na região Tocantins.
“Esses eventos vêm de todo um planejamento de capacitações colocados como meta para esse ano. São temas abordados de grande relevância, com a discussão de projetos e programas que são realizados nos equipamentos de média complexidade e solicitados pelos municípios. Durante o encontro são discutidos temas pertinentes e que estão presentes presentes no dia a dia de quem está diariamente dentro desses espaços”, comenta a Assistente Social da Seaster, Sheila Veiga.
Durante os eventos são realizadas quatro oficinas temáticas, com destaque aos eixos: população em situação de rua, tráfico de pessoas/trabalho análogo à escravidão, pessoa idosa e medidas socioeducativas em meio aberto.
Miliane Oliveira, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Oeiras do Pará, reforça que o espaço traz conhecimentos e atualizações importantes aos técnicos que desempenham os serviços na ‘ponta’.
“O encontro regional é um momento muito importante para nós que trabalhamos dentro da proteção social especial de média complexidade. Um momento que traz subsídios e conhecimentos para quem está na ‘ponta’, executando os serviços, o que vem só fortalecer os técnicos que atuam no sistema de garantia de direitos. Por isso eu acho tão importante que o governo do estado, através da Seaster, incentiva essa formação continuada, principalmente a quem trabalha com o público de extrema vulnerabilidade, seja em cumprimento à medida socioeducativa ou até mesmo com população em situação de rua, idoso e outros”, frisou.
Colaboração de Yuri Granha - Ascom/Seaster