Pilares do viaduto da Avenida Independência com a BR-316 passam por testes de carga
Procedimentos verificaram se a fundação está pronta para receber a estrutura e o futuro fluxo de veículos, e as estruturas foram aprovadas
Executada pelo governo do Estado, a obra de construção do viaduto da Avenida Independência com a rodovia BR-316 tem mais uma etapa finalizada com sucesso. As equipes de engenharia do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) realizaram o teste de carga nos pilares, com a estrutura aprovada para seguir para as próximas etapas da construção.
O viaduto será integrado ao BRT Metropolitano e vai beneficiar milhares de pessoas, garantindo mais mobilidade na Região Metropolitana de Belém (RMB). A extensão total do viaduto da Avenida Independência é de 740 metros e sua largura é de 14 metros. A previsão de entrega da obra é março de 2025.
Conforme o NGTM, o método adotado para o teste foi o de ensaio de carregamento dinâmico em estacas de fundação, que permite determinar a carga mobilizada e a integridade de estacas, conforme explica a engenheira Leila Martins, diretora geral do NGTM.
"Realizamos o Ensaio de Prova de Carga na estaca 02 do apoio 01 do viaduto da Independência, que nada mais é do que uma simulação, em escala real, do carregamento que a construção de uma estrutura exerce sobre os elementos de fundação. É um ensaio com o objetivo de avaliar o desempenho da fundação executada, antes que o viaduto seja construído", detalha a titular do NGTM, Leila Martins.
Na prova, é aplicado um carregamento dinâmico e são realizadas medições para avaliar o comportamento da estrutura diante das cargas. Conforme os resultados, é possível verificar se a fundação atende às especificações técnicas e normas vigentes.
"Os ensaios comprovaram a capacidade de carga das estacas executadas, o que garantirá a integridade e a segurança da estrutura do viaduto", garante ainda a engenheira. Além do ensaio, os outros três viadutos em construção pelo NGTM na RMB também passam por testes para garantir a qualidade e segurança dos equipamentos que serão entregues à população.