Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa apresenta novo material para captação de jovens doadores de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/11/2015 16h49

Nesta terça-feira (24), dentro da campanha “Eu Sou Sangue Bom”, ocorre a Oficina do Projeto Doador de Sangue do Futuro “Mobilizando e motivando multiplicadores para o ato da doação de sangue”, que vai reunir 80 professores de 32 escolas das redes pública e privada, de 8h ao meio-dia, no auditório do Hemopa. Durante as atividades, será apresentado material educativo para ajudar na captação de crianças e jovens, composto por gibi e DVD, com a Turma da Mônica e a Doação de Sangue, de autoria de Maurício de Sousa.

Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, atualmente quase 50% das coletas efetivadas no Estado são do segmento jovem, entre 18 e 29 anos. “É uma parcela voluntária da sociedade que só vem crescendo, mostrando a atuação dos jovens em ações de responsabilidade social”, observa. A atividade vai discutir temas sobre o papel da escola na formação do cidadão, passando pela contribuição do Projeto Doador de Sangue do Futuro. O evento apresentará experiências exitosas, com formação de grupos de trabalho para troca de experiências.

O primeiro dia campanha “Eu sou sangue bom”, no último sábado (21), registrou o comparecimento de 300 voluntários e a coleta de 208 bolsas de sangue. Com as doações da unidade de coleta Hemopa Castanheira, no Pórtico Metrópole, foi registrado o total de 254 coletas. Nesta segunda-feira, o dia começou com culto ecumênico, que reuniu dezenas de servidores, doadores, pacientes e familiares no pátio do hemocentro. A campanha segue até o dia 28, com a meta de 250 doações por dia.

O culto ecumênico foi celebrado pelo padre Wesley Gomes, da paróquia São Francisco de Assis, do Tapanã, pelo espírita João Nery, do Centro Espírita Jesus de Nazaré, que fica na Pedreira, e por Kelly Silva Fiel, da Igreja Adventista, que cantou durante a celebração. “Gostaria de ressaltar a importância da semana do doador como um evento de multiplicação na sensibilização do ato de doar. E da nossa responsabilidade também como servidor em ver que essa ação, além de convidar doadores, é uma retribuição do nosso comprometimento com a doação de sangue e reconhecer que todo mundo apoia essa causa”, disse a diretora técnica do Hemopa, Ana Luiza Meireles.

A campanha tem a finalidade de abastecer o banco de sangue do hemocentro paraense, que é responsável em atender integralmente a demanda da rede hospitalar do Estado, composta por 230 hospitais, na maioria de média e alta complexidade, como urgência e emergência, maternidades e Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), que consomem grandes quantidades de hemocomponentes.

A mobilização também ocorre nas unidades do Hemopa em Castanhal, Marabá, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Capanema e Redenção, com programações diversas e um único objetivo: parabenizar e agradecer os doadores de sangue, que dedicam um pouco do seu tempo para salvar vidas.

Solidariedade – O servente Wallace Amaral, 21, doou sangue pela primeira vez ao se sentir motivado pela propaganda da campanha. ‘’Vi a propaganda na TV e vim doar. Muitas pessoas precisam de doações de sangue e nós precisamos ajudar. Resolvi me dar essa responsabilidade, vestir essa camisa. Essa é a primeira de muitas doações’’, garantiu.

Doador de sangue há três anos, o motorista José Valente, 52, participa de todas as ações do Hemopa desde que se tornou doador de sangue habitual. ‘’Sou de Santarém, mas moro em Belém. Já doei sangue lá e aqui e, a cada três meses, religiosamente venho ao Hemopa. Participo de todas as campanhas. Doar sangue salva vidas. É importante também nos cadastrarmos como doadores de medula óssea. Isso faz toda a diferença’’, frisou.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que pese acima de 50 quilos e que tenha entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum – ao contrário, o doador deve estar bem alimentado. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, basta ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. É necessário portar documento de identidade original com foto.

Programação

25/11

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Estandes de orientação em parceria com entidades públicas e privadas, bolo de parabéns ao doador. Apresentação do coral do Hemopa. Haverá ainda sessão especial, às 15h, na Câmara Municipal de Belém, em homenagem ao doador

26 e 27/11

Recepção de caravanas solidárias no Hemopa, das 7h30 às 18h

28/11

Serviços de beleza

Serviço: O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.