Governo do Pará garante mais asfalto para Cachoeira do Arari e Soure na Ilha do Marajó
Programa do governo do Estado soma 143 quilômetros de pavimentação, beneficiando famílias em todas as Regiões de Integração do Pará
“Fico emocionada em saber que o Governo está olhando para a nossa cidade. Vai ser um benefício grande para todos nós”. O depoimento de Raimunda Maria Lima, moradora de Soure, mostra a importância do asfaltamento para o dia a dia da população. E, na manhã desta quarta-feira (17), a governadora do Estado em exercício, Hana Ghassan, assinou as Ordens de Serviço que levam mais pavimentação asfáltica para os municípios de Cachoeira do Arari e Soure, na Região de Integração Marajó.
“Hoje a caravana do asfalto está aqui no Marajó. Começamos o dia em Cachoeira do Arari, com quatro quilômetros de pavimentação, R$ 10 milhões de investimentos que vão melhorar a qualidade de vida da população com saúde, transporte, dando dignidade e valorização dos imóveis através do Asfalto Por Todo o Pará. E Soure também recebe a caravana do asfalto, nesse que é um importante programa e que proporciona a melhoria de vida dos moradores dos municípios paraenses”, afirmou a governadora em exercício.
Em Soure, a moradora Raimunda Maria Lima estampa a alegria de ver as ruas com o novo asfalto na Ilha do MarajóEm Soure, assim como Raimunda Maria Lima, a professora Rosecléia Vasconcelos comemora a oportunidade de ver as vias da cidade sendo beneficiadas com terraplanagem, drenagem pluvial, asfaltamento, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização, em serviços executados através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
“Para nós, a chegada do asfalto é muito importante. A gente vê que a nossa cidade, cada vez mais, está evoluindo. Através do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana, podemos perceber que tudo isso é uma realidade. Nós, moradores da Travessa 9, no Bairro de São Pedro, nunca imaginamos que o asfalto pudesse chegar e muito menos que a vice-governadora pudesse estar na nossa rua para fazer esse momento tão nobre, tão importante para todos”, falou Rosecléia.
Em Cachoeira do Arari, a realidade não é diferente. A pavimentação asfáltica vai transformar a realidade dos moradores, que convivem com os problemas ocasionados pela poeira no verão e pela lama no inverno. “Têm muitas ruas com buraco. Precisamos dessa ajuda. A gente que anda de bicicleta têm que se desviar do carro e do buraco. É ruim. Quando chove é pior ainda, fica tudo alagado. Vai melhorar bastante. Vamos esperar por esse asfalto”, falou a ajudante de pedreiro Milene Rodrigues.
A aposentada Wilma de Sousa lista as dificuldades das vias sem pavimentação, principalmente, no período as chuvas intensas. “A gente sonha isso têm muitos anos. Temos as crianças que estudam e é difícil no inverno, pois não tem o transporte, tudo fica com muita lama. A poeira atinge as nossas casas, nossa saúde. Com asfalto tudo isso ameniza. Ainda quero estar com vida para ver esse asfalto chegar na nossa comunidade”.
Em 2024, o Asfalto Por Todo o Pará já levou mais mobilidade urbana para 32 municípios paraenses: Cachoeira do Arari, Soure, Tomé-Açu, Mãe do Rio, Santa Luzia, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Igarapé-Miri, Irituia, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Rondon do Pará, Bujaru, Santarém, Almeirim, Nova Ipixuna, Itupiranga, Ipixuna do Pará, Jacundá, Breu Branco, Goianésia do Pará, Mocajuba, Baião, Cametá, Moju, Abaetetuba, Igarapé-Açu, Maracanã, Acará, Concórdia do Pará e Tailândia.
"Estamos trazendo mais asfalto para a região do Marajó. A cidade fica bonita, a locomoção passa a ser adequada, movimentando o turismo local. Através do Asfalto por Todo o Pará, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan seguem investindo em infraestrutura, trazendo tanto melhorias sociais quanto econômicas para todas as regiões paraenses", pontuou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Até aqui, a quarta etapa do programa do Governo do Pará soma 143 quilômetros de pavimentação, beneficiando as Regiões de Integração do Marajó, Rio Capim, Baixo Amazonas, Lago de Tucuruí, Tocantins, Araguaia e Guamá.