Idosos aprovam atividades da colônia de férias na Usina da Paz Cabanagem
Dança, jogos de tabuleiro e o refrescante banho de piscina, monitorado pelos profissionais da Usina, mudam a rotina e promovem bem-estar aos participantes
Semana dedicada aos idosos na UsiPaz da CabanagemA Colônia de Férias da Melhor Idade, realizada na Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém, vem obtendo total aprovação dos participantes. A programação, que prossegue até o dia 18 (quinta-feira), das 8h às 12h, oferece atividades desenvolvidas especialmente para atender às necessidades dos idosos.
Na manhã desta terça-feira (16), houve aula de ritmos com a equipe do Projeto “Espaços Abertos”, desenvolvido pela Fundação ParáPaz. Depois, todos se divertiram com jogos de tabuleiro e desenhos para colorir, encerrando na piscina com a supervisão de professores, atentos para a segurança dos participantes.
Ana Lúcia dançou e depois aproveitou a piscina Ana Lúcia Macedo, 64 anos, disse que adora dançar, por isso está adorando a experiência de passar a manhã inteirinha se divertindo. "Fico ansiosa pra chegar aqui e participar das atividades. Hoje gostei porque foi dança, e eu adoro dançar; danço tudo. Hoje já deixo a comida pronta pra amanhã, porque cedo eu volto; 8h tô aqui”, garantiu Ana Lúcia, mostrando a importância da colônia em sua rotina.
A coordenadora da Fundação ParáPaz na UsiPaz Cabanagem, Jucileide Seabra, explicou que a proposta é a integração dos participantes. "Nas outras colônias percebemos que as mães e avós vinham pra cá, com seus filhos e netos, e ficavam sentadas, esperando. Conversando com a diretora Ivanilda foi decidido que esse ano seria diferente. Uma semana pra criança, outra semana só para jovem, e esta semana para os idosos. Elas gostaram muito da novidade porque disseram que não tinham esse momento antes, e agora aproveitam tudo, pontualmente”, disse Jucileide.Coordenadora Jucileide Seabra auxilia as atividades
Superação - Aos 81 anos, Benedita Nonato ressaltou que, mesmo enfrentando limitações físicas, vai participar até o final da programação. "Quebrei o fêmur e ando de muletas, mas gosto de tá sempre fazendo alguma coisa. Fiz muita fisioterapia, e quando parei fui sentindo falta de me movimentar. Aqui, eu me sinto em casa. Tô gostando bastante, e já tô preparada para a piscina", afirmou Benedita.
Além de aula de ritmos e banho de piscina, as atividades da colônia incluem bingo, corte de cabelo, limpeza de pele, oficinas de ecobijuterias, jogos teatrais, pintura e lanche.Pintura em desenhos integram as atividades da colônia de férias
Para o presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, a iniciativa transforma vidas e reforça o compromisso do governo do Estado com o bem-estar da comunidade. “A estrutura da Usina é para o povo usufruir. Precisamos garantir que todos tenham acesso a essas oportunidades de lazer e cuidado", reiterou Alberto Teixeira.
Serviço: As colônias de férias para idosos das Usinas da Paz Terra Firme e Jurunas/Condor prosseguem até sexta-feira (19). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas nas próprias Usinas, mediante disponibilidade de vagas, nos seguintes endereços:
- Usina da Paz Cabanagem - Rua Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin - de 1º a 19 de julho.
- Usina da Paz Jurunas/Condor - Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Avenida Bernardo Sayão e Travessa Honório José dos Santos, em frente à UPA do Jurunas.
- Usina da Paz Terra Firme - Passagem Belo Horizonte, 56 - entre Avenida Perimetral e Passagem do Arame
Colaboração de Matheus Rocha - Ascom/Seac