Com apoio do Estado, oito atletas conquistam 22 medalhas e se classificam para Mundial de Karatê
Os atletas tiveram o auxílio da Seel para a viagem até o Paraná, onde participaram do IX Campeonato Nacional de Karatê, e já carimbaram os passaportes para o Mundial, no Peru
Atletas paraenses no pódio da competição nacional: apoio e dedicação foram decisivos para garantir a participação no Mundial de KaratêCom apoio do Governo do Pará, que por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), oito atletas conquistaram 22 medalhas, em diversas categorias, no IX Campeonato Nacional, realizado na cidade de Cascavel, no Paraná, no período de 9 a 13 de julho. Um desempenho que garantiu a classificação para o Campeonato Mundial de Karatê, que ocorrerá em novembro, no Peru.
"Para os meus filhos, a participação nesse campeonato foi uma experiência maravilhosa, agregando muito aprendizado na vida deles. Eles treinaram e se preparam muito para garantir esses resultados, que foram muito gratificantes", contou Raphaela Vilarinho, mãe dos atletas Matheus e Milena Vilarinho Valles de Oliveira. "Eles competiram com atletas de alto rendimento de todo o Brasil, garantindo várias medalhas para o nosso Estado e a classificação para o Mundial", completou Raphaela.
A mãe dos medalhistas disse ainda que a participação na competição "foi um desafio, porque os atletas daqui sofreram muito com o frio. Foi a primeira vez que pegamos um clima desse fora de casa".
Sobre o apoio da Seel no deslocamento dos atletas, Raphaela Vilarinho afirmou que "é imprescindível para que os atletas consigam viajar para participar de campeonatos tão importantes fora do Estado, vivendo essas experiências únicas. É também um estímulo para continuarem treinando e representando o Pará nessas competições, em busca sempre dos melhores resultados".Apoio primordial - Outro atleta que subiu ao pódio na competição de Karatê Tradicional foi Tarso Arruda Chaves, na categoria Faixa Marrom. Ele conquistou seis medalhas. "O desempenho dele foi excelente. Ele se dedicou bastante nos treinos antes do campeonato. Foram meses de treinamento e esforço para alcançar esse resultado", contou Dayse Arruda, mãe de Tarso.
Ela também reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer para incentivar os atletas. "Sou grata por toda a dedicação e grata à Seel por acreditar nos atletas paraenses e ofertar condições para que a viagem ocorresse. O apoio da Seel é primordial para a participação dele (Tarso) nos campeonatos", assegurou Dayse.
Atletas apoiados e as medalhas conquistas no IX Campeonato Nacional:
1 - Matheus Vilarinho Valles de Oliveira - Faixa Marrom 16/17 anos
Kumite equipe - Prata
Kata equipe - Bronze
Kumite individual - Bronze
Fukugo - Bronze
2 - Luís Antônio Souza de Melo - Faixa Preta 12/13 anos
Kumite individual - Bronze
3 - Letícia Souza de Melo - Faixa Roxa 10/11 anos
Kata equipe - Prata
Kumite individual - Prata
Kata individual - Prata
4 - Maria Luísa Segtowich Menezes - Faixa Marrom 10/11 anos
Kata equipe - Prata
Kata individual - Bronze
5 - Benício Solon Silveira - Faixa Verde 10/11 anos
Kata individual - Prata
6 - Milena Vilarinho Valles de Oliveira - Faixa Marrom 10/11 anos
Kata equipe - Prata
Kata individual - Prata
7 - Gabriel de Macedo Matola - Faixa Roxa 8/9 anos
Kata individual - Prata
Kumite individual - Bronze
8 - Tarso Arruda Chaves - Faixa Marrom 14/15 anos
Kata Equipe - Prata
Kumite Equipe - Bronze
En-bu - Bronze
Kata Individual - Bronze
Fukugo - Bronze
Kata individual - Bronze
(Colaboração de Lucas Pinto - Ascom/Seel)