Seirdh chefia delegação paraense na 5ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Brasília
Evento, até esta quarta-feira (17), discute a implementação dos direitos da pessoa com deficiência e quer desenvolver políticas públicas inclusivas
O Estado do Pará participa, com 22 delegados, da 5ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que ocorre até esta quarta-feira (17), em Brasília (DF). O evento reúne representantes de todo o País e é organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MCDH). As delegadas e os delegados que representam o Pará foram escolhidos durante a Conferência Estadual, realizada em abril deste ano pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do qual a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) faz parte. A Seirdh também está chefiando a delegação do Pará em Brasília (DF).
Com o tema "O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo", o objetivo da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizar um diagnóstico das demandas principais dos Estados e desenvolver políticas inclusivas para garantir o acesso aos direitos em todo o território nacional.
Para a gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Seirdh, Belle Fadul, a retomada do evento, após oito anos de hiato, é uma vitória para esse segmento da população. “A 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um momento de esperança e resistência por esse público, visto que houve um hiato de oito anos. A garantia da participação da delegação do Estado do Pará, composta por 22 delegados de distintos municípios, é imperiosa para promover a democracia e fortalecer os debates e decisões em torno das políticas públicas para pessoas com deficiência, levando em consideração os fatores amazônicos e direitos que devem ser assegurados em todo o Estado”, refletiu.
A conferência nacional reúne representantes governamentais e da sociedade civil de todas as regiões do Brasil, com o propósito de mapear desafios, debater e decidir prioridades para a elaboração de políticas direcionadas às pessoas com deficiência. O evento consiste em um importante espaço democrático de diálogo e construção coletiva, fruto de mobilizações das comunidades, dos movimentos sociais e da gestão pública.
As atividades ocorrem no Centro Internacional de Convenções, com a participação de 1,2 mil delegados eleitos e acompanhantes de todo o País.
*Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania