Fadep inicia estudos para construção de novas quadras escolares
Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) realiza visita técnica para avaliar a necessidade de intervenção nas escolas
A equipe da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) realizou esta semana uma visita técnica à Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Pietro Gerosa, para avaliar um novo tipo de piso implantado na quadra escolar, em Ananindeua, na Grande Belém. O material utilizado exige baixa manutenção, conforto tátil e segurança para os estudantes durante as atividades recreativas e esportivas. A nova quadra faz parte de um projeto piloto de reconstrução total da unidade escolar, executado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que será entregue em agosto pelo governo do Pará.
A avaliação feita pelo setor de Engenharia da Fadep dará suporte ao planejamento de construção e de reconstrução de quadras poliesportivas nas escolas públicas estaduais. Estas serão as primeiras obras executadas por meio da Fundação em atendimento à demanda da Seduc. O objetivo da Secretaria de Educação é reduzir os índices de evasão escolar, uma vez que a principal reivindicação do corpo discente é a construção ou reforma desses espaços nas unidades escolares.
De acordo com o presidente da Fadep, Arnaldo Dopazo, as melhorias das quadras também fazem parte do fortalecimento da rede física e educacional das escolas. “As quadras com qualidade vão ofertar aos nossos alunos condições de exercer as práticas esportivas com segurança e com dignidade, além de oferecer à comunidade um novo espaço para crianças e jovens, tirando-os das ruas”, afirmou.
As obras estão previstas para iniciar a partir do segundo semestre de 2024 e incluem piso, cobertura, arquibancada, vestiários, além de equipamentos utilizados nas atividades esportivas. Os recursos financeiros aplicados serão, inicialmente, provenientes da verba destinada para a Educação Básica. Além de recursos do governo federal, a Fadep busca firmar parcerias que garantam a injeção de capital para ampliação da rede física da educação básica e profissional.
Atividades esportivas garantidas - Localizada no conjunto Paar, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Pietro atende à 320 alunos, de 6 a 12 anos de idade, com a oferta de ensino de alfabetização até o 5º ano do fundamental menor.
Há 18 anos trabalhando nesta unidade escolar, a diretora Cleonice de Jesus Ferreira falou da satisfação em ver a escola reconstruída e agora com uma quadra poliesportiva que vai permitir aos professores e alunos desenvolverem as suas atividades esportivas e recreativas. “É uma alegria muito grande ver o avanço que tivemos nessa escola porque não tinha nem quadra. Era apenas um terreno que quando chovia, alagava tudo. Os alunos tinham que fazer atividade física no pátio da escola. Agora temos uma quadra poliesportiva muito linda”, declarou.
Tecnologia aplicada - Para a construção da quadra da E.E.E.F. Padre Pietro Gerosa foi utilizado o piso flexível esportivo portátil externo, composto por placas modulares intercambiáveis de polipropileno de alto impacto e módulo de amortecimento. O material é produzido com aditivos antioxidantes (AO) e borracha termoplástica (TPE) que reduzem em até 50% a reflexão de calor causada pelos raios solares. Na colocação do piso são utilizados pigmentos com alta resistência à atuação de ultravioleta (UVA e UVB), proveniente dos raios solares, protegendo contra a perda de cores (desbotamento).
“Esse piso possui uma vida útil muito maior em relação aos pisos convencionais utilizados nas quadras do estado, que usualmente são de concreto com pintura, garantindo assim uma grande redução de gastos a longo prazo. Sem contar com a qualidade em termos táteis que auxilia na melhora do desempenho esportivo dos alunos”, observou a Diretora de Obras da Fadep, Danusa Souza.
O material possui tecnologia antiderrapante, auxilia a tração e o desempenho esportivo. O novo piso possui elevada absorção de impacto, protegendo as articulações de lesões. Também dispensa o uso de manta de borracha que produz odores desagradáveis e apodrecimento da mesma, necessitando de substituição periódica. A montagem é feita por sistema de encaixe com perfeito acabamento, com junta de dilatação, que mantém a integridade do nivelamento em qualquer clima. Outra vantagem está no sistema antifurto das placas por parafusos escondidos, evitando a remoção em áreas públicas. A base estrutural detém tecnologia para escoamento de água e circulação de ar, diminuindo o empoçamento e retenção de umidade no contrapiso.