Com atividades funcionais e artísticas, Cetea inicia ‘Colônia de Férias Inclusiva’
O evento busca promover experiências divertidas e enriquecedoras que favorecem ao desenvolvimento do plano terapêutico.
O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), gerido pelo Complexo de Reabilitação formado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, iniciou nesta segunda-feira, 15, a primeira edição da "Colônia de Férias Inclusiva" para os reabilitandos que são assistidos pelo espaço. O evento busca promover experiências divertidas e enriquecedoras que favorecem ao desenvolvimento do plano terapêutico. A programação, organizada pelo Setor de Arte e Cultura, segue com o cronograma no dia 18 de julho.
Para a coordenadora Assistencial do Cetea, Samilly Batista, a Colônia de Férias, além de ser um momento de diversão e de lazer em meio aos atendimentos, a programação garante uma oportunidade de aprendizagem de maneira lúdica e criativa, em formato naturalístico, para as metas terapêuticas traçadas nos planos terapêuticos dos reabilitandos.
"São pensadas para o perfil dos nossos usuários, de uma maneira que possibilita que a gente trabalhe interação, socialização, trocas verbais, comunicação e os laços de amizade com as regras sociais. Nas atividades, conseguimos trabalhar as metas que estão traçadas nos planos terapêuticos dos usuários. Durante as terapias, quando os reabilitandos são levados a participarem, os profissionais conseguem trabalhar aquilo que seria posto em prática dentro da sala de terapia no momento do atendimento", detalha a gestora.
Neste primeiro dia, nos dois turnos, os participantes puderam participar de diversas opções de atividades funcionais e expressões artísticas como saudação ao sol; pintura com textura; jogos teatrais; bolha de sabão e jogos recreativos.
Os irmãos Pedro e David (com a camisa de cor laranja e azul, respectivamente), se divertiram juntos na atividade.Participantes da oficina de "Pintura com Textura", os irmãos Pedro Pernambuco, de 13 anos, e David Pernambuco, 11 anos, se divertiram juntos e exploraram as expressões artísticas que o local ofereceu. A mãe dos garotos, Sheila Souza, de 38 anos, celebra a oportunidade do evento que agregou desenvolvimento no plano terapêutico dos filhos.
“A Colônia de Férias proporciona para eles a oportunidade de se socializarem com as pessoas e desenvolver o intelectual e a criatividade. Para mim é um complemento às terapias. Como não vamos viajar, seguiremos com o cronograma de terapias normalmente. E aqui é um ótimo local para trazer os filhos para se divertirem em meio aos atendimentos. Muito bom. A criança fica mais entusiasmada e vai para casa com mais vontade de retornar ao próximo atendimento", enfatiza.
Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual.
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 / 59. O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos.