PC integra ação nacional de enfrentamento à violência contra pessoa idosa no Pará
Operação Virtude busca conscientizar sobre importância dos cuidados com a população acima de 60 anos, e divulga canais de denúncias contra violência
A Polícia Civil do Pará (PCPA), por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), apresentou nesta segunda-feira (15), o balanço de suas ações realizadas no âmbito da “Operação Virtude”, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O foco da ação é combater a violência contra idosos, promover a proteção dos direitos dos mais velhos e conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e da dignidade na terceira idade.
“Enfrentar a violência contra os idosos é um desafio que exige nossa atenção e firme enfrentamento. Estamos reforçando as frentes de trabalho para coibir e prevenir todas as formas de violência e construir um ambiente onde cada idoso possa viver com segurança e o respeito que merece, destacou o delegado-geral, Walter Resende.
A ação teve coordenação federal da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e, no Estado do Pará, foi executada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), visou enfrentar abusos físicos, psicológicos, financeiros e negligência que afetam a qualidade de vida dos idosos em várias regiões do Estado.
"A proteção dos idosos é um dever de todos nós. Enfrentar a violência contra a pessoa idosa é uma forma de honrar nossos valores de respeito e solidariedade, além de garantir que nossas ações promovam um ambiente seguro e acolhedor para todas as gerações", ressaltou a delegada Ariane Melo, diretora da DAV.
Equipes das Delegacias de Proteção ao Idoso (DPID) de Belém e Santarém, bem como delegacias de Bragança, Cametá e Capanema integraram as ações.
Lançamento - Com ações iniciadas no mês de junho deste ano, em alusão ao “Junho Violeta”, visto que no dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2011, com propósito de mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.
Como resultados da Operação Virtude, foram registrados 210 boletins de ocorrência, realizadas 460 diligências policiais, instaurados 33 procedimentos policiais, apuradas 169 denúncias dos diversos canais disponíveis, cumprimento de três mandados de prisão e três de busca e apreensão, além da representação por quatro medidas cautelares.
De forma preventiva, foram realizadas 15 palestras, 14 ações educativas, e 14 ações de distribuição de material gráfico, que alcançaram cerca de 1.200 pessoas. Além de ações com mídia digital, foram alcançadas 2.050 pessoas.