Obras de macrodrenagem no canal do Bengui avançam e já beneficiam moradores
O novo aparelho público, um dos 17 canais secundários da Bacia do Una, proporcionará qualidade de vida a mais de 200 mil pessoas em Belém
Com o avanço das obras de macrodrenagem no canal do Bengui, em Belém, moradores da área celebram mais qualidade de vida e mobilidade como os principais benefícios conquistados com os serviços. O novo aparelho público, que é um dos 17 canais secundários que compõem a Bacia do Una e fazem lançamento no Canal São Joaquim, vai beneficiar mais de 200 mil pessoas na capital.
“A obra de macrodrenagem dos canais Bengui e Marambaia conta com serviços que vão da reurbanização à de rede de esgotamento, abastecimento de água e drenagem pluvial, controlando o volume das águas das chuvas, evitando danos às propriedades e garantindo mais qualidade de vida para a população. O governo do Estado está atuando em diversas frentes de trabalho em obras que não envolvem só o saneamento, mas as políticas de saúde, segurança, bem estar e mobilidade das pessoas”, destaca o titular da Secretaria de Estado e Obras Públicas, Ruy Cabral.As obras de saneamento e urbanização avançam no Canal do Bengui
Morador do bairro Mangueirão há mais de 20 anos, o autônomo Ângelo Marques celebra o fim dos alagamentos na área já com o início das obras, em fevereiro deste ano. “Nós vivíamos esquecidos. A nossa comunidade era conhecida como Pantanal porque estávamos praticamente dentro da mata e sofríamos com alagamentos. Ver a obra saindo do papel traz uma alegria muito grande. Mesmo no início, já conseguimos ver as mudanças. Só a limpeza no canal que foi feita mudou a nossa realidade, os alagamentos já pararam. Isso é qualidade de vida pra quem mora aqui”, diz.
Os serviços, executados pela Seop são: esgotamento sanitário, retificação de canal, abastecimento de água, drenagem pluvial, estação elevatória de esgoto (EEE), sistema viário, pavimentação asfáltica e calçada. Ao todo serão construídas sete pontes; três passarelas; praça, com quadra poliesportiva, play ground e academia ao ar livre; além de urbanização viária e da execução do Programa de Aterro de Quintais (Paquin), o qual fornece aterro para atendimento aos moradores da área.
Obras simultâneas - Ricardo Angelim, engenheiro fiscal da obra, informa que, atualmente, diversas frentes de serviços atuam simultaneamente, a exemplo da troca de solo e terraplenagem no sistema viário e os sistemas de rede de drenagem pluvial e de esgotamento sanitário na Rua das Rosas.
“Estamos avançando ao máximo com a obra para gerar, cada vez mais, benefícios à população. Os serviços nos canais do Bengui e Marambaia envolvem um olhar que vai além do canal em si, porque além da dragagem e regularização do leito do canal, que é fundamental para a redução dos alagamentos, desenvolvemos outros serviços que vão melhorar as condições de saneamento para a população, proporcionar espaços de lazer, com áreas de urbanização”, explica o engenheiro. Ao todo, no Canal Bengui e no Canal Marambaia serão concluídos 1.857,75 metros de extensão.
A macrodrenagem executada pelo governo do Estado também gera empregosPara a cozinheira Rosineide Gomes, que trabalha com venda de comida na área, as melhorias sentidas enquanto moradora e comerciante são muitas. “O asfaltamento já trouxe melhorias pra população, e com o avanço do canal ficará melhor ainda. Só o fato de ter para onde escoar a água e não encher mais a rua e nem a casa das pessoas já é uma grande melhoria. Além de que essa obra, quando pronta, vai servir também pra desafogar o trânsito”, afirma.
Conforme o operário Enoque Oliveira, que estava há dois anos desempregado e agora é um dos mais de 60 funcionários que atuam na obra, o trabalho no Canal do Bengui, onde mora, é um privilégio. “Para mim significa uma grande honra e um privilégio ter essa oportunidade aqui no meu bairro, de participar dessa obra que o governo está fazendo e trará muitos benefícios para a minha família, amigos e minha cidade. Estou me dedicando ao máximo para aproveitar essa chance e dar o meu melhor para que a obra fique excelente”, finaliza.