Operação Itacaiúnas coíbe irregularidades no trânsito e tráfico em Marabá
Prisões por embriaguez e fechamento de bares devido à presença de menores ingerindo bebida alcoólica. Essas foram algumas das ocorrências flagradas durante operação Itacaiúnas, realizada nos dias 20, 21 e 22, em Marabá, sudeste paraense. Policias civis e militares e agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) atuaram nas fiscalizações de bares e em barreiras em pontos estratégicos da cidade.
O objetivo da operação foi de intensificar a presença do policiamento ostensivo, coibir irregularidades no trânsito e também apreender armas e drogas. Nova e Velha Marabá, São Félix, Laranjeiras e Liberdade foram alguns dos bairros onde a operação ocorreu. No total, 35 estabelecimentos comerciais, entre bares e casas de shows, foram fiscalizados pela força-tarefa policial. Destes, 19 foram fechadas.
Em meio às irregularidades verificadas, a presença de menores de idade no local, denúncias de poluição sonora e a falta de documentação. Um proprietário de bar foi preso, devido à presença de um adolescente consumindo bebida alcoólica no interior do estabelecimento.
Durante o final de semana, a operação Saturação também foi executada. Barreiras de fiscalizações foram montadas, sendo que 289 veículos foram fiscalizados e 358 pessoas foram abordadas. Ao todo, 15 autos de infrações foram instaurados.
No domingo, 22, a barreira do Detran notificou 29 condutores, sendo que cinco foram presos por embriaguez. Também foram fiscalizados 69 carros, 140 motos e 11 ônibus. Um total de 319 pessoas foi submetido a revistas. Uma balança de precisão foi encontrada em uma casa abandonada, na Vila do Rato, localizada no prolongamento da Avenida Getúlio Vargas.