Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Estado fortalece cobertura de saúde na região sudeste com hospitais e policlínica em Marabá

Investimentos permanentes ampliam a assistência com consultas especializadas, procedimentos e cirurgias, o que reduz o tempo de espera para tratamentos

Por Governo do Pará (SECOM)
13/07/2024 09h06

Para ampliar e aprimorar a cobertura do sistema de saúde pública na região sudeste do Pará, o governo do Estado entregou, em abril, a nova ala de oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, e está construindo uma Policlínica e o Hospital Materno-Infantil no município.

Desde a entrega, a nova ala do HRSP já atendeu cerca de 400 pacientes. No espaço, são ofertadas, mensalmente, consultas oncológicas, abrangendo especialidades como ginecologia, mastologia, entre outras, além de sessões de quimioterapia e cirurgias oncológicas.Ação da Policlínica Itinerante em Marabá, outra estratégia de atendimento do governo do Estado

Uma das pacientes atendidas é Neide Passos da Silva, 57 anos, moradora de Marabá, encaminhada para cirurgia oncológica na unidade entregue pelo Governo do Pará. “Fui diagnosticada com câncer de mama ano passado, já passei por vários procedimentos desde então. Antes, precisava me deslocar para outras cidades, mas com tratamento aqui no Regional, na minha cidade, venho recebendo apoio de amigos e familiares, o que faz toda diferença. Agradeço aos profissionais do Hospital, que sempre são educados e maravilhosos comigo”, destacou Neide Passos.

O Hospital Público, com uma área de 418 metros quadrados, tem consultório, sala de quimioterapia com 10 cadeiras, 20 leitos para internação e um leito de isolamento. 

A paciente Ivanete da Conceição faz acompanhamento médico no Regional, e está satisfeita com a assistência. “O atendimento aqui é muito bom, supre a gente em tudo que a gente precisa. É muito bom o investimento que fazem aqui com essas pessoas (equipe hospitalar), porque a gente (pacientes) precisa muito. Se não fosse esse tratamento, a gente nem existia”, disse.

Os investimentos do Estado ampliam o acesso à saúde pela população, contribuem para maior prevenção de doenças e facilitam a realização de diagnósticos e tratamentos de doenças.

Policlínica - O governo do Estado avança com as obras da Policlínica de Marabá. O espaço terá um Natea para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A obra é executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Um investimento superior a R$ 27.738.531,74. Estão sendo executados os serviços de pintura, climatização, montagem da subestação, instalação de portas, instalações elétricas e elevadores.

“A obra da Policlínica de Marabá avança para a reta final com mais de 85% dos serviços executados. Esse é mais um projeto do Governo do Pará que levará saúde com mais qualidade não só para a população marabaense, mas para a região, vai diminuir a necessidade de grandes deslocamentos de quem precisa dos atendimentos”, enfatizou Ruy Cabral, secretário de Estado de Obras Públicas.

Policlínica possui cerca de 2.380 m² de área, com dois andares. O espaço contará com 53 salas que oferecerão diversas especialidades médicas. Será um atendimento de saúde de forma mais acessível à população, com contribuição para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além de promover também a saúde e o bem-estar da comunidade.
 
Também serão ofertados exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raio-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética, endoscopia.Estado leva serviços de saúde a todas as regiões do Pará

Natea - o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea) será equipado com salas de terapia ocupacional (TO) e de fonoaudiologia, jardim para o desenvolvimento sensorial, integração sensorial e quatro salas de terapias indiferentes. Com a atenção na saúde e no bem-estar das pessoas. 

O atendimento no Núcleo tem como foco o desenvolvimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com o desenvolvimento de atividades que estimulem a aprendizagem dos assistidos. 

Hospital Materno-Infantil - Para melhorar o atendimento às mãe e aos bebês, o governo do Estado segue com as obras do "Materno-infantil". O novo hospital conta com uma área de 11.565 metros quadrados, dividido em seis pavimentos. A obra está sendo executada pela Vale, por meio do Programa "Estrutura Pará".

As obras estão com 33% dos serviços executados. Já foram realizados o reaterro de blocos de fundação – bloco hospitalar, e montagem de pilar – estrutural bloco de apoio logístico e concretagem de escadas. 

"Estamos avançando nas obras do Hospital Materno-Infantil de Marabá, fortalecendo a assistência à saúde das mães e crianças na região dos Carajás. O Governo do Pará, por meio da Sespa, está garantindo serviços de urgência, emergência, internação e apoio diagnóstico e terapêutico. Este hospital será um marco na saúde materno-infantil em nossa região, proporcionando atendimento de qualidade e acessível para todos", destacou Ivete Gadelha Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública.

Serviços ofertados - O equipamento vai atender cerca de 17 municípios, com os serviços de urgência e emergência, internação, consulta médica, Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) - com laboratório de análise clínica, exames de imagem e metros gráficos. A unidade vai dispor de 135 leitos, sendo 49 leitos obstétricos, 41 leitos pediátricos, 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UCI Neonatal e 05 leitos de Método Canguru.

Com exceção dos casos de urgência e emergência pediátrica e obstétrica, o acesso ao atendimento no Hospital será realizado por meio de demanda referenciada com agendamentos prévios por meio da regulação estadual.

A nova unidade vai atender moradores dos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

Texto: Lucas Freitas /Secom