Usuários aprovam Policlínica de Tucuruí com mais de 90% do índice de satisfação
Há dois anos, a unidade disponibiliza consultas médicas e procedimentos especializados, abrangendo 33 especialidades ambulatoriais
A zeladora, Heliana de Nazaré, de 65 anos, faz diversos tratamentos na Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense. Antes, ela mantinha consultas com o alergologista e reumatologista em Belém. Mas, com a implantação da unidade em seu município, ela não precisou mais se deslocar frequentemente à capital em busca dos especialistas. "Meus exames foram direcionados aqui para Tucuruí, onde eu moro. Aqui fui bem acolhida e agora já faço tratamento até com o cardiologista. Tudo muito bom", comemorou.
Há dois anos mantendo um compromisso com a saúde pública, a Policlínica de Tucuruí destaca-se como um exemplo de eficiência, acessibilidade e qualidade, proporcionando atendimento integral e gratuito a todos os cidadãos da região do Lago, fortalecendo a importância do SUS na promoção da saúde e bem-estar da população paraense. Prova disso, é que no primeiro semestre de 2024, a unidade alcançou a média de mais de 90% no índice de satisfação do usuário.
Heliana Nazaré lembra também que não é a única da família que está satisfeita com os serviços do governo do Pará, através da Poli do Lago de Tucuruí. "Todos da minha casa, meus amigos, todo mundo que vem aqui se sente acolhido. Aqui temos um atendimento excelente''.
A zeladora relata que simples gestos da equipe tornam o atendimento ainda mais humanizado. ''Ontem (terça-feira, 9), fiz exame de sangue e eletrocardiograma. Já estava com fome e procurei um rapaz, que foi prestativo, e foi verificar a possibilidade de tomar um café. Ele não ignorou a minha necessidade", disse.
Monitoramento
A alta satisfação dos pacientes na unidade de saúde pública do governo do Pará, gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (Issaa) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é continuamente monitorada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Por meio de questionários, coleta as opiniões dos usuários, comprovando a excelência do atendimento prestado pela unidade. Os registros de janeiro a julho deste ano mostram um número crescente, saltando do índice de 86% para 93%.
A autônoma Maria da Conceição Silva, de 40 anos, acompanha o tratamento de saúde da sua sogra. Ela procurou o SAU para esclarecer o fluxo de exames e saiu satisfeita com o serviço. ''Foi feito o atendimento, o exame saiu no tempo previsto e conseguimos agendar a consulta. Fiquei muito satisfeita e quero dar nota 10", parabenizou.
Especialidades
Os serviços oferecidos, que variam desde consultas médicas até procedimentos especializados, são disponibilizados gratuitamente uma extensa lista de especialidades médicas e não médicas, abrangendo 33 especialidades ambulatoriais e diversas outras áreas de atendimento. Entre as especialidades médicas, destacam-se cardiologia geral, neurocirurgia, ginecologia, dermatologia, psiquiatria, ortopedia, entre outras. Além disso, a unidade mantém Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) e uma clínica de hemodiálise.
Seguindo as diretrizes do SUS, a Policlínica destaca que é proibido exigir qualquer valor dos pacientes para a realização de consultas, exames, cirurgias, internações, entre outros procedimentos essenciais ao tratamento de saúde.
"A Policlínica de Tucuruí se destaca como um modelo de atendimento de saúde pública, oferecendo uma gama abrangente de serviços médicos e não médicos, todos custeados pelo Sistema SUS. No entanto, recebemos avaliação do próprio usuário. Os índices refletem que estamos em crescente desenvolvimento e assertividade no atendimento ao usuário. Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso igualitário aos serviços de saúde, reforçando que é um direito do cidadão receber assistência sem qualquer ônus", explicou Sérgio Felix, diretor executivo da unidade.
Serviço - A unidade fica situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, a clínica de hemodiálise funciona também aos sábados. Todos os serviços são totalmente gratuitos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto de Roberta Paraense