Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Projeto Inclusão atende 300 famílias atípicas na Usina da Paz Jurunas/Condor

Além de uma série de atividades esportivas e educativas, o projeto conta com um novo laboratório totalmente equipado para aulas de informática

Por Matheus Rocha (SEAC)
11/07/2024 17h45

O Projeto Inclusão da Usina da Paz Jurunas/Condor está mudando a vida de centenas de famílias atípicas. Além de uma série de atividades esportivas e educativas, o projeto agora conta com um novo laboratório totalmente equipado para a realização de aulas de informática com o uso de Inteligência Artificial, a fim de atender e qualificar ainda mais os alunos neurodivergentes.

Nesta quinta-feira (11), a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, visitou o novo espaço e destacou a importância do trabalho realizado. 

“O espaço de inclusão é uma oportunidade para que as famílias atípicas também possam ser assistidas pela Usina da Paz. É um belíssimo trabalho que oferece vários tipos de atividades e serviços para crianças, adolescentes e pessoas de idade que tenham alguma deficiência. É avanço neste atendimento especializado e com certeza vamos replicar isso para as demais usinas”, declarou a secretária. 

A coordenadora do Projeto Inclusão da UsiPaz Jurunas/Condor, Rosenilde Fonseca Santos, informou que, hoje, o projeto atende cerca de 300 famílias. “Hoje o projeto oferece uma série de atividades esportivas e de capacitação. Aqui no laboratório eles aprendem de tudo um pouco, como digitação, pesquisa e formas de entrar na internet. Também temos o trabalho de socialização das pessoas dentro do curso de capacitação e com o uso de inteligência artificial” explicou.

Desenvolvimento - Para as famílias contempladas pelo projeto, as melhorias alcançadas pelas crianças e jovens atendidos são perceptíveis, como explica a dona de casa Angela Farias, mãe do jovem Pedro Moraes, de 9 anos. “O Pedro era não verbal e aprendeu a falar praticamente aqui, por meio da interação com as outras crianças. Esse projeto veio para somar mais no desenvolvimento dele na escola. Também penso no desenvolvimento dele mais para frente, com o mercado de trabalho. Esse é o meu objetivo também”, declarou Angela. 

Outro atendido pelo Projeto Inclusão é o estudante Mateus Rodrigues Borges, que também destaca o desenvolvimento adquirido por meio dos atendimentos oferecidos na Usina da Paz.

“Hoje o meu autismo não afeta em nada o meu desenvolvimento. Aqui no projeto estou aprendendo as coisas com mais facilidade, fui descobrindo e entendendo mais. Foi uma mudança significativa, pois antes eu era um menino tímido e vivia isolado”, disse.

Serviço - Para participar do Projeto Inclusão, os interessados devem passar por uma triagem. Os atendimentos são feitos na própria Usina da Paz Jurunas/Condor, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Avenida Bernardo Sayão e Travessa Honório José dos Santos, em frente à UPA do Jurunas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.