Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'A ALEGRIA É JESUS'

Hospital Oncológico Infantil reúne pacientes e acompanhantes na primeira Escola Bíblica de Férias

Na brinquedoteca da unidade de saúde do Governo do Pará, o projeto proporcionou momentos de diversão, integração e conforto espiritual

Por Governo do Pará (SECOM)
11/07/2024 17h06

Atividades proporcionam entretenimento e integração social no ambiente hospitalarApós três dias de programação, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) encerrou, nesta quinta-feira (11), a primeira edição da Escola Bíblica de Férias (EBF). Realizada em parceria com a Secretaria de Educação Infantil da Assembleia de Deus do Estado do Pará (Seiadepa), as atividades ocorreram na brinquedoteca da unidade, reunindo pacientes e acompanhantes. Neste ano, o tema foi "A alegria é Jesus", baseado no livro de Filipenses 4:4, cuja mensagem inspirou diversos momentos da programação.

Sancionada pelo governador Helder Barbalho, em novembro de 2022, a Lei Estadual 9.736 institui o mês da Escola Bíblica de Férias (EBF) em todo o território paraense. De acordo com a legislação, as comemorações à EBF podem ser realizadas nos meses de janeiro e julho, proporcionando entretenimento e integração social por meio de atividades educacionais, exposições de materiais de ensino religioso e palestras. As programações são coordenadas pelas Igrejas Cristãs do Estado do Pará, com o apoio do Executivo estadual.

A pedagoga Jaciara Almeida, 37 anos, mãe de paciente oncológica, levar os ensinamentos do Evangelho àqueles que se encontram no ambiente hospitalar. Ela faz parte da equipe do Departamento de Crianças (Decadep) da Assembleia de Deus, templo-sede de Paragominas, município do sudeste paraense, e esteve à frente da programação no "Oncológico Infantil".

“Realizo a Escola Bíblica de Férias há mais de 20 anos em asilos, praças, abrigos. Como sou mãe de paciente oncológica, senti a necessidade de um momento lúdico, com mensagens motivacionais. Sou evangelista, e com a ajuda da minha filha Ana Clara, e da minha equipe, descobri que poderíamos proporcionar esse momento às crianças”, informou Jaciara, especialista em Psicopedagogia Infantil, Clínica e Institucional.

Ensinamentos do Evangelho inspiraram atividades da Escola Bíblica de FériasConteúdo - Os temas da EFB são trabalhados de acordo com cada faixa etária. Crianças de 2 a 6 anos recebem publicações para colorir. Para aqueles acima de 7 anos há contação de histórias com recursos visuais e jogos de perguntas e respostas, além de coreografias de louvores gravadas por membros da própria equipe que conduz a EBF, no trabalho de coordenação motora com movimentos leves.

A brinquedista da unidade de saúde, Bruna Dominguez, explicou que a iniciativa “impactou positivamente” os participantes, uma vez que os voluntários “semearam a alegria e abordaram a esperança diante de situações desafiadoras”.

Segundo ela, “a participação das crianças e dos responsáveis nos três dias de Escola só demonstra o quão positiva foi a ação. As mensagens iam ao encontro com a linguagem infantil, e também traziam aconchego para os pais e responsáveis que ouviam atentamente os aprendizados. Tivemos pessoas que nunca ouviram falar em EBF, e que saíram maravilhadas e com a fé renovada para continuar enfrentando a batalha contra o câncer. Enquanto profissionais, sabemos que a diversão no ambiente hospitalar traz mais que alegria; é um alívio”.

Presença de Deus - A autônoma Natália Caseiro, 28 anos, frequenta a Igreja Deus É Amor, em Barcarena, município onde nasceu. Pela primeira vez ela participou de uma EBF, e disse ter ficado surpresa em conhecer o programa no ambiente hospitalar. “Estou emocionada com a EBF. As atividades chamaram muito a atenção das crianças. Não sei explicar o que senti em tantos momentos especiais. Quando louvaram e fizeram dancinhas com as crianças, eu pude sentir a presença de Deus. Toda noite meu filho (Davi Caseiro, 8 anos) pede pra eu ler a Bíblia para ele, e desde o primeiro dia de Escola ele não fala em outra coisa”, relatou Natália.

Em dezembro de 2023, Davi foi diagnosticado e iniciou a luta contra um osteossarcoma, tumor maligno nas células formadoras dos ossos, mais frequente em crianças e adolescentes. Em abril deste ano, devido à neoplasia, o menino precisou amputar o braço esquerdo, mas se recupera bem, informou Natália. “Me apego, me solidarizo, me comovo com outras histórias, e torço por cada vida nesse Hospital. Eu nunca imaginei que estaríamos enfrentando uma doença como essa, mas Deus nos mostrou que somos fortes e estamos lutando. Pensei que meu filho não entenderia o processo, mas ele está reagindo bem ao tratamento. Ele se mostra muito forte em todas as internações, e estamos muito confiantes que Deus dará a vitória”, declarou a mãe de Davi. 

Natural de Tucuruí, município do sudeste do Estado, Nayane Gomes tem 20 anos, e há pelo menos cinco frequenta a Igreja Assembleia de Deus. Ela, que levou a filha Heloysa para a EBF, aprovou as atividades. “A fé representa tudo. E, ultimamente, diante da enfermidade da minha filha, eu tenho orado muito para que ela saia logo dessa. Já são cinco meses de luta contra a leucemia, e tenho fé que ela vai vencer", afirmou Nayane.

O paciente João Victor Sena, 8 anos, mostrou que, além das brincadeiras, levará consigo muitas histórias quando voltar a Marabá, também no sudeste paraense. “Gostei muito da Escola, da história de Davi e de louvar o único e suficiente salvador”, disse João.

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência na região Norte no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária de 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e de estados vizinhos.

Texto: Ellyson Ramos - Ascom/Hoiol