Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUXÍLIO ECONÔMICO

Mais de mil famílias receberam 'benefício eventual' no primeiro semestre de 2024

Secretaria de Assistência, Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) informa os auxílios disponibilizados para grupos familiares vítimas de acidentes

Por Camila Santos (SEASTER)
11/07/2024 12h24

Na ocorrência de um sinistro que afete a vida de famílias e acarrete perdas totais ou danos parciais, a Secretaria de Assistência, Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com as prefeituras municipais, garante o 'beneficio eventual', auxilio pago por três meses no valor de um salário mínimo.

O recurso é extremamente importante para ajudar a recompor e reorganizar a vida de quem perdeu tudo. No primeiro semestre de 2024, cerca de 1.075 famílias, vítimas de sinistros e/ou calamidade pública, foram contempladas com o auxilio estadual.

“A gestão estadual não tem medido esforços para estar presente e cuidar do nosso povo. A partir das intercorrências climáticas e/ou de calamidade púbica, a Secretaria é acionada por meio da rede de assistência do município, que junto à Defesa Civil, produz o relatório social das famílias, verifica o nível das perdas e os encaminha para a execução dos diversos serviços disponibilizados pelo Estado. O benefício eventual contribui para a minimização da dor de quem está reconstituindo o sue lar, e por isso estamos sempre à disposição, em especial daqueles que, infelizmente, passam por esse tipo de desastre”, garante o secretário Inocencio Gasparim, titular da Seaster.

Até o mês de junho deste ano, a Seaster assegurou cerca de R$ 134.140,00 às famílias vítimas de sinistros em Belém. Neste mesmo período, 39 famílias foram atendidas na capital. A secretaria também prestou assistência, por meio do benefício, nos municípios de São Feliz do Xingu, Soure e Marapanim.

"Nós lamentamos muito todo transtorno e as perdas que eles precisaram enfrentar por conta desses sinistros, e ao mesmo tempo ficamos felizes em poder contribuir nesse processo de recomeço.  O Estado tem cumprido o papel de dar suporte aos mais fragilizados, garantindo-lhes o direito à moradia, à saúde e à assistência social, por isso a Seaster se mantém sempre de portas abertas e à disposição da população”, ressalta o Diretor de Renda,  Cidadania e Combate à Pobreza, Ricardo Ganzer.