Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Paralimpiadas Escolares iniciam com a participação de 700 atletas do Brasil

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/11/2015 10h41

Atletas de 24 estados do Brasil, Distrito Federal e do Reino Unido participaram nesta terça-feira, 24, da abertura das Paralimpíadas Escolares 2015, que aconteceu no auditório do Centro de Convenções da cidade de Natal (RN), às 18h. As competições contam com a participação de 700 atletas do Brasil e oito do Reino Unido e acontecem até esta sexta, 27, com disputas nas modalidades de bocha adaptada, atletismo, futebol de 7, goalball, natação, judô e tênis de mesa.  

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o governador do Rio Grande Norte, Robson Faria, o presidente do Comitê Paralimpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, e o vice-presidente Ivaldo Brandão. Na programação cultural o publico contou uma apresentação de Cordel realizada pelo poeta Jadson Lima e uma empolgante apresentação do Grupo Folclórico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O Pará participa da competição com a terceira maior delegação com 87 participantes, perdendo penas para os estados de São Paulo com 109 integrantes e para o Rio de Janeiro com 89. Cerca de 1250 pessoas devem participar do evento esportivo.

Os atletas paraenses estão muito animados para a competição. A atleta Adriane Carina Minas que carregou a bandeira do Pará na apresentação das delegações disse estar muito confiante. A atleta participou nos dias 20 e 21 de novembro do Meting de Natação que aconteceu em Fortaleza e ganhou duas medalhas de ouro nos 100m livre e 50m costa e uma de prata nos 50m peito.

"Estou muito animada e confiante para as competições, mas quero que as disputas sejam amistosas e que todos os participantes possam competir com lealdade e assim mostrarem que apesar das dificuldades todos tem grande potencial esportivo e possam levar daqui os seus melhores resultados", enfatizou a atleta.

O atleta paralimpico Clodoaldo Silva esteve presente na cerimônia de abertura e desejou boa sorte para os atletas paraenses. "Espero que os atletas do Pará tenham muita garra e dedicação para fazerem o seu melhor, seja medalha de ouro de prata ou de bronze, isso tudo é consequência e o mais importante é competir e aprender com a competição. Boa sorte a todos!".

O vice -presidente do CPB, Ivaldo Brandão, disse que os jogos paralímpicos são muito importante, pois oportunizam os atletas, seja na inclusão ou acessibilidade, mas principalmente no esporte. "Temos que dar oportunidade a essas pessoas e garantir que na sociedade tenham as mesmas condições, pois a prática esportiva melhora a qualidade de vida destas pessoas e de todos os fatores de saúde".

Ivaldo Brandão também falou sobre o esporte paralímpico do Pará. "O programa de atendimento a pessoa com deficiência do Pará é bem sedimentado e as pessoas que estão trabalhando lá realmente fazem com que as coisas aconteçam e os resultados estão aparecendo. O Pará está no caminho certo e tem buscado fazer frente às grandes delegações paralímpicas do Brasil". E finalizou: "Espero que a gente possa fazer os melhores jogos da história e em um futuro próximo eleger outras capitais para os sediarem".