Estações Cidadania encerram primeiro semestre com mais de 315 mil atendimentos
Unidades garantem a emissão de RG, da Polícia Civil; serviços bancários, do Banpará; retirada de documentos CRV, do Detran, entre outros serviços
O governo do Pará comemora os resultados positivos do primeiro semestre de atendimentos nas Estações Cidadania, em 2024. Coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), as Estações Cidadania têm se mostrado uma ferramenta eficaz na descentralização dos serviços públicos, proporcionando maior acessibilidade e eficiência no atendimento à população paraense.
Somente nestes primeiros seis meses foram mais de 315 mil atendimentos realizados, sendo 163.972 mil na Região Metropolitana de Belém; 81.192 mil na Região do Carajás, com Parauapebas e Marabá; 47.183 mil na Região do Baixo Amazonas, com Santarém; 7.881 mil na Região do Lago de Tucuruí e 15.550 na Região Tapajós, com Itaituba.
“De janeiro a junho de 2024, as Estações Cidadania realizaram mais de 315 mil atendimentos, beneficiando cidadãos que anteriormente enfrentavam dificuldades para acessar serviços essenciais, precisando vir até a capital para resolver suas questões. Por este motivo, a descentralização das unidades das Estações Cidadania tem sido um fator primordial para garantir que mais pessoas, especialmente aquelas que residem em áreas mais distantes, possam obter serviços públicos de qualidade e conforto sem precisar se deslocar até a capital m”, destacou a titular da Seplad, Renata Coelho.
Diversos serviços num só espaço
As Estações Cidadania reúnem diversos órgãos da esfera municipal, estadual e federal em um só local, oferecendo um leque de serviços, incluindo emissão de RG; retirada de documento CRV, CRLV e digital; orientação e proteção aos direitos do consumidor; atendimentos do seguro-desemprego; orientação jurídica e entre outros. Esta integração de serviços permite que os cidadãos resolvam múltiplas questões em uma única visita, economizando tempo e recursos.
“Quando a gente vai em busca de algo e que tem diferentes pontos de atendimento, isso demanda tempo, custo, deslocamento e aqui, na Estação Cidadania, a gente é atendido em um só lugar, e isso nos ajuda bastante como usuário, sem falar que tem Estações em outros municípios”, relatou o ex militar aposentado, Paulo Fonseca.
Entre os serviços mais procurados pela população, destacam-se a emissão de RG, da Polícia Civil; serviços bancários, do Banpará; retirada de documentos CRV e CRLV, do DETRAN, seguro desemprego, da Seaster, entre outros.
Com o objetivo de cobrir áreas urbanas e rurais, as Estações Cidadania foram estrategicamente distribuídas em diferentes regiões do Estado.
“A presença de várias Estações Cidadania em diferentes regiões do Pará tem tido um impacto significativo na vida dos cidadãos, além de facilitar o acesso a serviços essenciais. Atualmente nós contamos com 10 unidades da Estação em funcionamento, cinco na região metropolitana de Belém, uma em Marabá, uma em Santarém, uma em Itaituba, uma em Tucuruí e uma em Parauapebas”, contou Kleber Lara, coordenador Geral da Estações Cidadania.
O governo do Pará segue realizando estudos para implantar mais Estações Cidadania no Estado, como uma unidade no bairro de São Brás, como parte da obra de requalificação do Memorial Magalhães Barata, popularmente conhecido como "Chapéu do Barata", no município de Belém. Sempre focando na descentralização e na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos.
“Eu vim dar entrada no meu seguro desemprego, e o atendimento foi excelente desde o começo, na recepção, até quando fui falar com o rapaz. Consegui resolver muito rápido o que eu precisava. Às vezes a gente precisa resolver várias coisas ao mesmo tempo, e não consegue, porque geralmente um lugar fica longe do outro, por isso a ideia de reunir vários órgãos dentro de um só espaço é ótima”, disse Vanuza Silva, autônoma.
Os resultados do primeiro semestre de 2024 demonstram que as Estações Cidadania são uma iniciativa bem-sucedida na promoção da inclusão social e no fortalecimento da cidadania. Com a descentralização dos serviços públicos, o governo do Pará reafirma seu compromisso em atender de forma eficiente e acessível a população de todas as regiões do Estado.