Secult e Iphan assinam Termo de Assinatura da PAC Seleções
O termo assinado salienta o edital PAC Seleções que foi aberto pelo Iphan em 2023, que contemplou três projetos em parceria com a Secult
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), assinou nesta quarta-feira (10), o Termo de Compromisso do edital PAC Seleções, em reunião que contou com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (Iphan). O termo assinado salienta o edital lançado em 2023, que contemplou três projetos em parceria com a Secult.
A reunião ainda buscou alinhar outras pautas entre os órgãos responsáveis pelo patrimônio material da região paraense. Entre elas, o encontro oportunizou o estudo da candidatura do Theatro da Paz e o Teatro Amazonas (AM) para concorrerem ao título de "Patrimônio da Humanidade", realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A recepção do Iphan para o encontro com o Estado é necessária para a articulação de projetos e propostas que envolvem os patrimônios do Pará, afirma Cristina Vasconcelos, superintendente do Iphan. "A reunião de hoje foi extramente importante para o alinhamento, [principalmente] mediante à COP 30. Conseguimos caminhar com todas essas pautas através da parceria", destacou.
Os três editais realizados, que fazem parte da Secult, são a Ladeira do Castelo, Seccional do Comércio e o Museu da Consciência Negra, que está em processo de planejamento.
Para o secretário Bruno Chagas, da Secult, a assinatura do termo, bem como a aproximação institucional entre os órgãos, fortalecem os interesses para a preservação dos equipamentos públicos. "A reunião traz a parceria do Iphan para as nossas instituições, principalmente agora com nosso termo de compromisso, além da nossa intenção de levar os teatros da Amazônia como candidatos ao Patrimônio da Humanidade", finalizou.