Ideflor-Bio conclui oficina de elaboração dos Planos de Gestão da APA Triunfo do Xingu e da Flota Iriri
Essa etapa é fundamental para a aprovação final do documento, que é um importante instrumento de gestão pública participativa das Unidades de Conservação (UCs)
O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) concluiu, nesta quarta-feira (10), em São Félix do Xingu, na região sudoeste paraense, a oficina de elaboração dos Planos de Gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu e da Floresta Estadual (Flota) do Iriri. Essa etapa é fundamental para a aprovação final do documento que é um importante instrumento de gestão pública participativa das Unidades de Conservação (UCs).
Os trabalhos durante os dias de oficina foram intensos e contaram com a participação ativa dos presentes, que fizeram novas proposições e contribuições. “A participação ativa da comunidade é fundamental para garantir que os Planos de Gestão atendam às necessidades locais e promova a conservação da biodiversidade", destacou Hanoica Jennings Cáceres, técnica do Ideflor-Bio, que integra a equipe de planejamento da Comissão de Planos de Manejo (Coplam).
Todas as propostas foram registradas pela empresa de consultoria contratada e, após a consolidação das sugestões, serão encaminhadas à equipe de planejamento e à Coplam para análise técnica e posterior aprovação pelo Ideflor-Bio.
O engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Altamira, Patrick Teixeira, que também é conselheiro da APA Triunfo do Xingu e da Flota do Iriri, disse que as oficinas para a construção dos Planos de Gestão dessas UCs são importantes para que o desenvolvimento dessas áreas aconteçam de forma sustentável, onde as atividades que ali estão sendo realizadas e que podem ser realizadas ali, possam continuar, mas de forma sustentável sem trazer prejuízo ao meio ambiente, para garantir o objetivo dessas unidades de conservação”, enfatizou.
Função - O Plano de Gestão é um documento técnico que tem por objetivo realizar o zoneamento, visando o manejo de recursos naturais e estabelecendo as normas e regras para a utilização desses recursos. A oficina tratou da última etapa da elaboração dos Planos de Gestão e teve como objetivo apresentar o Zoneamento Propositivo e o Resumo dos Produtos do Plano de Gestão das duas UCs: a APA Triunfo do Xingu e a Flota do Iriri.
"A finalização dessa etapa é um marco significativo na gestão participativa das nossas UCs. O envolvimento de todos os setores é essencial para a criação dos Planos de Gestão eficientes e sustentáveis", afirmou o diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação, Ellivelton Carvalho.
Os Planos de Gestão estão sendo elaborados pela empresa de consultoria ambiental CON&SEA, contratada pelo Ideflor-Bio e financiada pelo projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL). Este projeto é implementado pelo Banco Mundial, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e pela Conservação Internacional Brasil (CI).
"O apoio do projeto ASL e a colaboração de todas as partes envolvidas são cruciais para o sucesso da elaboração dos Planos de Gestão, que visam a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais dessas áreas", ressaltou a técnica do Ideflor-Bio, Kelly Nunes.
Texto: Pablo Allves (Ascom/Ideflor-Bio)