Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa realiza mais de 600 mil atendimentos no 1º semestre deste ano

A Fundação Santa Casa encerrou o último semestre mantendo um atendimento bem significativo nos diversos setores do hospital aos usuários do SUS no estado do Pará

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
11/07/2024 08h00

Durante os seis primeiros meses do ano de 2024, a equipe multiprofissional da Fundação Santa Casa do Pará realizou 643.183 atendimentos, proporcionando aos usuários da instituição um acolhimento de qualidade. Nesse período, a instituição atendeu 18.107 mulheres na área de Urgência e Emergência Obstétrica (UEO) e 4.578 crianças nasceram na Santa Casa. Uma média de 763 nascimentos/mês. Foram realizados ainda 16 transplantes de órgãos, sendo oito renais e oito hepáticos em pacientes atendidos pelo hospital. 

Para Ezilene Souza, enfermeira da UEO, a Santa Casa é uma referência na região Norte para atendimento de média e alta complexidade obstétrica. O hospital também tem atendido, quando procurado, pacientes de baixa complexidade. "Acreditamos que a procura pela Fundação, por pacientes de baixa complexidade, seja, também, por conta dos serviços ofertados na maternidade. Temos uma urgência obstétrica de porta aberta. Então, essas pacientes se sentem bem e mais seguras quando chegam aqui", explica a profissional.

"A Santa Casa é uma referência para essa população. Aqui recebemos a paciente, fazemos o acolhimento, muitas vezes algumas vêm por uma necessidade de orientação, que poderia ser dada no pré-natal, algum exame básico que poderia ser também dado na rede básica, mas como quase sempre não encontram esse apoio, elas procuram o nosso serviço para obter essa resposta", informa Ezilene.

A área de cirurgia geral da Santa Casa fez 3.169 cirurgias, entre adultas e pediátricas (média de 528 cirurgias/mês) e o Complexo Ambulatorial (Ambulatório da Mulher, Pediátrico, Prematuro, Cirurgia, Fígado, Clínico e Fissurados) realizou 78.192 atendimentos.

Elineth Valente, coordenadora do Complexo Ambulatorial da Fundação Santa Casa, reforça a importância dos milhares de atendimentos realizados no hospital. "É um número muito significativo, mas não é só um número, é a representatividade da importância desta instituição para a saúde da população paraense. A Santa Casa hoje é uma referência, e o ambulatório aqui tem especialidades de ponta e profissionais altamente qualificados. E isso é comprovado nos números que apresentamos". 

"Quem está na Santa Casa, quem é atendido pelo Ambulatório da Santa Casa, está satisfeito com certeza. Temos uma oferta limitada para uma alta demanda, mas acreditamos que, no papel de referência, a Santa Casa o faz com qualidade. Agradecemos muito aos nossos profissionais, porque os profissionais da Santa Casa também, além de competência, têm dedicação, então o resultado do trabalho é buscar o melhor. E em termos ambulatoriais, nós não temos dúvidas de que hoje a Santa Casa representa um dos maiores e melhores atendimentos do norte do Brasil", destaca Elineth.

"A Santa Casa tem como linha de cuidados prioritários a área materno infantil, referência no Pará e para os estados vizinhos a nós. Optamos há sete anos por trabalhar com a acreditação, visando a qualidade e a segurança de nossos pacientes. A importância de trabalhar com segurança e com qualidade é vivenciada no trabalho de buscar a experiência do paciente, que para nós é fundamental que a família e o paciente saiam satisfeitos positivamente com o que a Instituição os oferece", enfatiza a médica Norma Assunção, diretora Técnica Assistencial da Santa Casa.

Relevância nos atendimentos - Em relação aos últimos seis meses de 2024, a Santa Casa realizou 480.424 exames laboratoriais (pacientes internados e ambulatoriais) e 54.157 exames de imagens (pacientes internados e ambulatoriais), entre os quais RX, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, ressonância. Além de 2.342 sessões de diálises nas crianças atendidas na área de Nefrologia Pediátrica, cuja referência no estado é a Santa Casa.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, diz que a instituição entrega, ao nível de excelência, todo o serviço de saúde à população à qual se destina, com carro-chefe na atividade materno infantil, mas também com atendimentos em alta complexidade. “Consultas especializadas, transplantes, exames de imagem, entre outros, e a gente consegue ter um corpo de servidores extremamente qualificado para atender a demanda do nosso estado. Temos muito a comemorar com os nossos números e sabemos da responsabilidade que temos no decorrer deste ano e pelos anos futuros em entregar cada vez mais produtos, serviços de alta qualidade e ao nível de excelência à população do estado do Pará”. 

Paralelamente aos atendimentos assistenciais, a Fundação Santa Casa do Pará, por meio da área de nutrição e dietética, fez a entrega de 683.188 refeições (fornecimento de seis refeições/dia aos pacientes internados e aos acompanhantes de pacientes). Uma média de 3.790 refeições/dia.

Certidões - Em relação ao atendimento do Núcleo do cartório do 2⁠º ofício, que funciona na Santa Casa, foram expedidos no último semestre 2.198 registros de nascimentos. Os cinco nomes mais registrados do sexo feminino foram: Maria, Vitória, Ana, Sofia e Maitê. E os cinco nomes do sexo masculino foram: Gael, Gabriel, Ravi, Miguel e Lucas.  

Para fazer a certidão da criança, que é de graça, os pais casados precisam apresentar cópia e original da Carteira de Identidade e da Certidão de Casamento, além do número do CPF e o CEP da residência. Já os pais que não são casados, devem apresentar RG (Identidade) original e cópia, CPF, além do comprovante de residência.

O Núcleo do Cartório funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h.