Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO AO SETOR PRODUTIVO

Codec apoia empresas comprometidas com atividades sustentáveis 

Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) acompanha empresas nas áreas de energia renovável, descarbonização, entre outras

Por Tarcya Amorim (CODEC)
09/07/2024 10h57

Em consonância com as diretrizes do governo estadual, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) assume um papel fundamental na promoção da sustentabilidade em suas ações de atração de investimentos. A instituição acompanha de perto empresas que desenvolvem projetos nas áreas de energia renovável, descarbonização, saneamento e tratamento de água.

"A Codec serve como ponte entre o governo e os investidores", afirmou Lutfala Bitar, presidente da Companhia. "Nosso objetivo é formar parcerias sólidas, visando à COP 30. Através da captação de empresas comprometidas com o meio ambiente, proporcionamos um ambiente de negócios favorável".

"Oferecemos acesso a financiamento, abertura de mercado, licenciamento ambiental, incentivos fiscais, um balcão de negócios e muito mais. Essa união entre governo e iniciativa privada gera benefícios para todos: a população ganha em empregos e renda, a indústria se fortalece e o meio ambiente é protegido”, enfatizou Lutfala Bitar. 

Tratamento de resíduos  

Um dos empreendimentos acompanhados pela Codec é a criação de uma usina de biogás que utiliza resíduos sólidos como matéria-prima. Essa iniciativa promissora é fruto da união entre as empresas multinacionais Vogelsang (Alemanha), Xylem (Estados Unidos) e Bio (Itália).

“Temos como parceiros a Xylem e a Bio, que oferecem soluções complementares para o projeto. Nossa proposta atende tanto aos objetivos da COP 30 quanto às demandas dos municípios de Marituba e Belém, que apresentam desafios quanto ao descarte de resíduos na região metropolitana”, explicou Drauzio Lima, Diretor da Vogelsang Brasil. Drauzio ressalta a importância do apoio da Codec para o sucesso do projeto: "A articulação entre os diferentes agentes públicos e privados, demonstrada pela Codec e seus representantes, aliada ao seu profundo conhecimento e interesse na concretização do projeto, nos enche de esperança e entusiasmo”. 

Os investidores reconhecem o potencial do Pará para expandir seus negócios. "Entramos no mercado recentemente e nossa expertise combina conhecimento técnico no desenvolvimento de gás e biometano com soluções para o tratamento de bio resíduos em todo o Brasil", destacou Bruno Esperança, diretor da Bio. "Acreditamos que podemos realizar esse trabalho com excelência aqui no estado”, acrescentou ele. 

Com mais de 23 mil associados ao redor do mundo, a Xylem, gigante americana na área de tratamento de água, também faz parte do consórcio. "Temos quase 100 marcas diferentes e uma parceria com uma empresa brasileira especializada em bombas submersíveis para esgoto", destacou Sônia Mucciolo, Gerente de Desenvolvimento da Xylem. "Nossa principal solução hoje é voltada para o tratamento de água, e queremos trazer essa expertise para contribuir com a Amazônia”, pontuou.

Energia Limpa 

Para reforçar o compromisso da Codec em atrair novos empreendimentos para o Pará, a empresa sueca Anadox, fabricante de baterias de alta capacidade, se reuniu com o corpo técnico da companhia para conhecer o ambiente de negócios no Pará. "A empresa demonstrou interesse em conversar conosco após uma breve apresentação que fizemos sobre as potencialidades locais", informou Manoel Ibiapina, diretor de Atração de Investimentos da Codec.

Leonardo Uehara, representante da Anodox, ressaltou o interesse da empresa em iniciar a produção no Brasil, focando inicialmente no mercado nacional e, posteriormente, na exportação. Ele também enfatizou a busca por parcerias com empresas que atuam na área de energia renovável, priorizando aquelas com metas de redução de carbono. "Gostaríamos de trazer as tecnologias europeias para o Brasil, mas de forma adaptada à realidade brasileira", explica Uehara. "Acreditamos que essa conversa com a Codec foi fundamental para conhecermos o cenário para investimentos na Amazônia”, finalizou o representante da fabricante sueca. 

Texto de Thaline Trindade, com supervisão de Tarcya Amorim