Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Estado investe na construção de mercados e feiras municipais no Pará

Feirantes e consumidores celebram as melhorias estruturais e o fortalecimento da economia local após entrega dos equipamentos públicos

Por Giovanna Abreu (SECOM)
08/07/2024 14h09

O Governo do Estado entregou mais de 15 mercados e feiras municipais desde o início da atual gestão. Os equipamentos públicos foram construídos e reconstruídos para garantir melhor estrutura, conforto e higiene a feirantes e consumidores, além de contribuir para impulsionar a economia local. Além destas, o Estado ainda conta com 16 feiras e mercados que estão com obras em andamento nos municípios de Abaetetuba, Belém, Castanhal, Igarapé-Açu, Irituia, Jacundá, Magalhães Barata, Medicilândia, Novo Repartimento, Óbidos, Santa Izabel do Pará e Tucuruí.

"As obras das feiras e mercados beneficiam diretamente as pessoas. O comerciante passa a ter um espaço digno, higiênico, evitando a proliferação de doenças. Os serviços não envolvem só a estética do ambiente, mas, em muitos casos, é feita a implantação de sistema de esgoto, de águas pluviais, de rede elétrica, troca do telhado. Mais do que isso, mantém e gera novos empregos. Ao mesmo tempo, a população sai de casa sabendo que pode fazer as compras em um ambiente confortável e seguro, fazendo a economia local girar", destaca Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

MARAJÓ – Em maio de 2024, o Governo do Estado entregou o novo Mercado Municipal de Salvaterra. Os serviços da Seop contemplaram 10 boxes, nove lojas, banheiros feminino, masculino e para Pessoas com Deficiência (PcDs), além de local para carga e descarga, requalificação das instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de segurança, bem como a melhoria da acessibilidade, iluminação e ventilação. 

“Só temos a agradecer ao governo pela sensibilidade de trazer uma obra tão importante para o nosso município, no coração da nossa cidade. O Mercado Municipal se tornou um ponto de encontro do povo Salvaterra. Há anos aguardávamos por esta obra”, celebra Carlos Gomes, prefeito do município. 

O feirante Marcos Lemos, do Mercado Municipal de Salvaterra, ressalta que, após a entrega das obras, os trabalhadores já sentem as melhorias econômicas. “O novo espaço trouxe uma mudança muito importante para todos, principalmente nós, feirantes, nos ajudando no aumento das vendas e também na área higiênica. Antes, nosso mercado que não tinha a qualidade que tem hoje. Trabalhamos com dignidade, alegria e satisfação por essa ampliação”, conta. 

CAMETÁ – O Mercado Municipal de Curuçambaba, em Cametá, no nordeste paraense, foi entregue em 2023, totalmente reconstruído e ampliado, beneficiando uma população estimada em cerca de quatro mil habitantes. Por meio de um convênio com a prefeitura, O Governo do Estado realizou intervenções em toda estrutura do espaço, o tornando mais moderno, seguro e adequado para a conservação dos alimentos. 

A feirante Maria do Livramento Pacheco afirma que o novo equipamento é totalmente adequado para venda, embarque e desembarque de produtos. “Considero o novo mercado como um projeto audacioso, de grandes benefícios para a população em geral. Não só a população de Curuçambaba e nós, os feirantes, mas trouxe benefícios também para a vida de todas as pessoas que embarcam e desembarcam no porto de Curuçambaba. Ficou um local muito amplo, arejado. Antes a gente trabalhava embaixo do sol escaldante e essa realidade foi transformada”, celebra. 

Açougueiro no mercado de Curuçambaba, Arilson Gomes afirma que o mercado facilita a circulação das pessoas ribeirinhas que vêm fazer sua compra no espaço. “Em relação à nova estrutura após a reconstrução, posso dizer que foi a melhor coisa que aconteceu. A maioria dos funcionários trabalhava no sol quente todos os dias e com essa a reforma e a cobertura geral do prédio, veio melhorar muito para nós e facilitar a venda dos nossos produtos. Além disso, antes a gente corria sérios riscos de roubo, porque a estrutura estava danificada, as grades não tinham segurança. Eu agradeço ao governo por essa bênção alcançada”, conclui. 

Entre os mercados e feiras que já foram entregues, estão: Mercado de Águas Lindas, Feira Coberta do Curuçambá e Feira de Pescados do PAAR, em Ananindeua; Mercados Municipais de Benevides, do Distrito de Curuçambaba, Concórdia do Pará, Itupiranga, Nova Timboteua e Salvaterra; feiras de Capitão Poço, Água Azul do Norte, Garrafão do Norte, Santarém, Senador José Porfírio, Uruará e Xinguara; além da reconstrução do Mercado de Peixe de Caratateua, em Bragança.