Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Escola de educação tecnológica prepara alunos para atuação profissional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/11/2015 17h00

Duzentos estudantes da Escola Estadual de Educação Tecnológica Professor Anísio Teixeira, no Umarizal, participaram nesta quarta-feira (25) de programação que abordou o ingresso no mercado formal de trabalho. “Segundo pesquisadores, há oportunidades para aqueles que têm curso técnico. Então decidimos promover esse evento inédito na escola, o ciclo de palestras e oficinas ‘A escola de portas abertas para o conhecimento’“, disse o diretor da escola, Dário Merca.

Foram ministradas oficinas e palestras sobre elaboração de currículo e postura assertiva em entrevistas; Você S. A. – Você como seu melhor produto; elaboração de documentos oficiais; marketing pessoal e profissional e leitura e comunicação. Na oficina sobre currículos e entrevistas, os estudantes receberam orientações das professoras Zaira Venâncio e Geisa Begot.

“Na formatação do currículo é importante a veracidade das informações fornecidas pelos estudantes e colocar os pontos principais sobre o desenvolvimento acadêmico, as qualificações. Com relação à entrevista, é preciso ter tranquilidade, postura adequada, vestimenta e aparência, entre outros aspectos”, afirmou Zaira.

A estudante Melissa Ferraz, 14 anos, do curso de Secretariado, ofertado pela escola, disse que a oficina é uma oportunidade para que os alunos possam aprender aspectos fundamentais na busca por empregos, no começo da carreira profissional. “Ela é importante nessa preparação”, frisou.

Na oficina Você S. A. – Você como seu melhor produto, os professores Neldson Neves e Paloma Lobato discorreram sobre como é determinante para o estudante e mesmo aos profissionais assimilarem conhecimentos e revisarem conceitos e processos na busca de melhor atuação profissional.

“A oficina trabalhou o desenvolvimento de cada um, as habilidades, assim como o trabalho em equipe. Quem não investe m si tem sérias dificuldades. Isso a gente tem que fazer desde agora. O jovem recebe muitas informações, mas precisa refletir sobre elas. É todo dia aprender alguma coisa e entender que não pode parar”, afirmou Paloma Lobato. A programação na Escola Anísio Teixeira foi acompanhada pela pedagoga Lívia Melo, da Coordenação de Educação Profissional da Seduc.