ADEPARÁ recebe supervisão do Mapa para alinhar serviços veterinários
Supervisão faz parte das ações do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários – Quali-SV, que visa planejar, avaliar e promover o aperfeiçoamento dos sistemas oficiais de saúde animal no País
Terminou nesta sexta-feira (05), o terceiro ciclo de supervisão de seguimento para avaliação do Serviço Veterinário Estadual (SVE), realizado pelos auditores da Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Pará (SFA/PA) do MAPA na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) durante toda esta semana.
A supervisão faz parte das ações do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários – Quali-SV, que visa planejar, avaliar e promover o aperfeiçoamento dos sistemas oficiais de saúde animal no País.
Essas avaliações tem o objetivo de verificar alguns elementos essenciais do Serviço Veterinário Estadual, que são indicadores de qualidade.
1- Recursos humanos , físicos e financeiros
2- Autoridade, capacidade técnica e operacional
3- Interação com as partes interessadas
4- Capacidade para acesso a mercados
O diretor geral da ADEPARÁ, Jamir Macedo, ressalta que a supervisão tem o objetivo de avaliar e aperfeiçoar a qualidade do Serviço Veterinário Oficial no estado. “É um momento muito importante onde nós temos a oportunidade de demonstrar os avanços que a Agência de Defesa Agropecuária tem alcançado e, anos após anos, nós temos trabalhado para prestar um serviço de excelência, com equipes cada vez mais qualificadas, oferecendo um serviço veterinário mais forte e eficaz. Tudo para que possamos ter um controle sanitário efetivo da produção agropecuária em todas as regiões do nosso Estado”, frisou o diretor.
Durante os dias de supervisão, a equipe avaliou o serviço, considerando os elementos prioritários do Programa Quali-SV, desde as práticas e procedimentos dos serviços prestados pela ADEPARÁ na promoção da sanidade animal até os recursos humanos, físicos e financeiros da Agência de Defesa.
A avaliação ocorre por ciclos, são quatro ciclos que ocorrem de 6 em 6 meses. O terceiro ciclo está sendo finalizado agora e até dezembro encerra último ciclo da supervisão de seguimento.
A gerente de Defesa Animal, Graziela Oliveira, explica que as notas de avaliação obtidas no Quali-SV indicam um serviço de excelência e são critérios importantes para a abertura de novos mercados.
“A agência busca elevar a sua pontuação na avaliação, reforçando seu compromisso com a sociedade e a Saúde Ùnica ao demostrar que existe mecanismos eficazes de vigilância, pactuados por princípios técnicos e que visam garantir a presença de alimentos saudáveis na mesa de todos”, pontuou a médica veterinária.
Implantado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em 2017, o Quali-SV é uma ferramenta de gestão que avalia os pontos em que a instituição precisa melhorar. Durante as vistorias são propostas as medidas corretivas. “Elaboramos um plano de ação com medida corretiva, baseado nas recomendações do relatório de auditoria. Depois desse processo, a Agência é avaliada durante dois anos em cima do plano de ação proposto pelo Agência”, explicou a gerente.
A próxima Auditoria do Ministério da Agricultura e Pecuária está prevista para ocorrer em 2025.