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SAÚDE PÚBLICA

Hospital Ophir Loyola implanta Sistema Digital de Gestão Hospitalar

Ferramenta integra informações sobre os serviços da unidade para promover eficiência operacional e otimização de fluxos

Por Leila Cruz (HOL)
04/07/2024 19h15

A gestão do Hospital Ophir Loyola (HOL) assinou, nesta quinta-feira (04), o contrato do Sistema de Gestão Hospitalar “SOUL MV”. A plataforma visa automatizar os processos da instituição de saúde, aumentar a produtividade e promover avanços no cuidado individual dos pacientes, com acessibilidade e segurança. A solução digital vai substituir o trabalho manual e integrar todas as informações sobre os serviços, desde o agendamento de consultas até a gestão financeira, e influenciar diretamente a qualidade do atendimento ao usuário.

O diretor-geral do HOL, Jaques Neves, destacou que o sistema de gestão vai trazer dados objetivos para as tomadas de decisões estratégicas. “Ter um sistema de informações, por meio de indicadores e informações customizadas e precisas sobre a nossa realidade, é crucial para melhorar a performance hospitalar e dos profissionais das áreas administrativas e assistenciais. O ‘Ophir Loyola’ é um dos principais hospitais do Norte do País, e precisa acompanhar as inovações tecnológicas em saúde. Agradeço a todos que contribuíram para esse avanço", disse Jaques Neves.

“A integração de sistemas vai permitir inserir todos os módulos da rotina hospitalar em um modelo de plataforma que faz interface com o prontuário do paciente. A diretoria instituiu um comitê para a implantação e treinamento dos servidores para o uso do sistema, que estará disponível até novembro deste ano com todas as ferramentas necessárias às operações do Hospital”, completou o diretor-geral.

Recursos - Conforme o gerente do Projeto de Implantação, enfermeiro Ivison Carvalho, o sistema SOUL MV utiliza os mais modernos recursos para organizar informações assistenciais, clínicas, estratégicas, administrativas e financeiras. “Consultas, programações cirúrgicas, internações, ocupação de leitos, tratamentos, estoque de medicamentos e demais serviços relativos ao prontuário eletrônico do paciente podem ser gerenciados em tempo real. As informações vão estar condensadas no sistema, conforme módulos específicos que convergem entre si, para garantir segurança e qualidade na assistência”, esclareceu.

Os fluxos  também serão otimizados na Unidade de Atendimento Imediato. No momento em que o paciente retirar uma senha na recepção, os dados dele entrarão no painel a partir da classificação de risco para o atendimento, de acordo com a necessidade específica. Da mesma maneira, o score de gravidade pode apontar para o profissional de saúde se um paciente deve aguardar por uma cirurgia eletiva ou identificar a prioridade do ponto de vista oncológico, em relação a outro com um quadro clínico menos complexo.

Gestão em rede - A implantação do sistema no Hospital permitirá inclusive a implementação  de um ambiente colaborativo de dados do paciente, disponível entre os três grandes hospitais geridos pelo governo do Estado. Com a estruturação desse ambiente virtual corporativo será possível integrar as informações do HOL, Fundação Santa Casa e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. A finalidade é construir um prontuário eletrônico único para garantir mais agilidade ao atendimento.

“A ideia é otimizar esse fluxo e otimizar condutas médicas. Internamente, no Hospital, o prontuário vai possibilitar que o paciente tenha o histórico informatizado de fácil acesso, onde todos históricos de internações e os exames laboratoriais e de imagens estarão arquivados. Os profissionais de saúde terão acesso a esses dados de qualquer serviço do Hospital para promover uma comunicação efetiva e uma assistência segura”, disse Ivison Carvalho.