Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR

Fapespa está com edital aberto para financiar projetos de Pesquisa & Inovação entre Brasil e Bélgica

Chamada visa apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa do Brasil e da Comunidade Francesa da Bélgica em diversas áreas

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
04/07/2024 18h02

A Fundação de Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) informa que está aberta a ‘Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2024’, que financiará projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre o Brasil e a Bélgica. Podem participar desse edital pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa, públicas ou privadas (sem fins lucrativos), Instituições Científicas, Instituições de Tecnologia e Inovação do Estado do Pará.

A Chamada visa apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa do Brasil e da Comunidade Francesa da Bélgica, principalmente nas seguintes áreas: Materiais circulares; Inovação para uma saúde melhor; Inovações para projeto e produção ágeis e seguros; Sistemas energéticos e habitats sustentáveis; Gestão Ambiental Inovadora e futuras Cadeias Agroalimentares; Digitalização; Amazônia. 

Para isso, a Fundação de Amparo apoiará até dois projetos de Pós-doutorado no Exterior (PDE), no valor de até € 40.086 (quarenta mil e oitenta e seis euros) cada, com prazo de vigência de até 12 meses. 

O acesso integral ao conteúdo da Chamada está disponível no site do CONFAP através deste link. Os candidatos devem preencher o formulário de submissão de propostas até o dia 12 de julho de 2024 (disponível no site do CONFAP); e submeter a proposta por meio da plataforma do CONFAP, disponível neste endereço eletrônico.

A Fapespa obedecerá ao cronograma disponibilizado na Chamada, alterando apenas o período de início da contração, que no âmbito da Fundação se dará em janeiro de 2025 e o início das atividades a partir de abril de 2025. 

“A parceria, a formação de redes, a troca de experiência entre pesquisadores é fundamental para aumentar o grau de maturidade da equipe, assim como agregar novos conhecimentos através desses intercâmbios. E quando falamos da internacionalização, isto ganha um potencial ainda maior. É por isso que o Governo do Estado do Pará, através da Fapespa, apoia ações de internacionalização dos nossos grupos de pesquisa, fomentando assim a troca de saberes e o aprimoramento das pesquisas realizadas aqui pelas nossas instituições”, informa o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.

Para mais informações acerca da CONFAP - Wallonie-Bruxelles International (WBI) 2024, os candidatos deverão entrar em contato através do endereço: [email protected]. Já possíveis dúvidas quanto aos critérios de elegibilidade adotados pela Fapespa, podem ser esclarecidas através do contato: [email protected].