Seaster garante participação de artesãos paraenses na Feira de Artesanato, em Pernambuco
Com a exposição no evento, os profissionais de artesanato do Pará têm a possibilidade de comercialização dos seus produtos
Dr. Ricardo Paes Barreto - presidente do Tribunal de Justiça do Pernambuco
Até 14 de julho, 10 artesãos das regiões de Abaetetuba, Barcarena e Belém participam da 24ª Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Os expositores participam do evento com incentivo institucional da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A secretaria defende a participação do artesão paraense como forma de consolidar a visibilidade do artesanato enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades e disseminar a cultura regional em território nacional.
Com a exposição na feira, os profissionais de artesanato têm a possibilidade de comercialização dos produtos paraenses. “Mostrar, divulgar a cultura do nosso Estado, fazer se representar, mostrar a nossa diversidade com esse apoio do Governo do Estado, no transporte, na logística, faz com que sejamos reconhecidos, agregando um valor muito importante ao nosso produto. Aqui nós conciliamos vários artesãos e várias tipologias, um ajuda o outro na divulgação e na venda”, conta o artesão participante, Wilson Rabelo.
A edição deste ano traz como tema ‘Sons do criar - artesanato que toca a gente’ e faz uma homenagem ao trabalho de artesãs e artesãos, em seus movimentos ritmados, com sonoridades das ferramentas e das matérias-primas em que tocam e sensibilizam.
Maria Helita Matias também integra o grupo de artesãos paraenses e reforça que o espaço é uma ótima oportunidade de geração de renda. “Essa é uma das feiras que a gente não perde. Ela é muito importante, devido ser uma feira muito visitada por turistas, o que nos faz gerar uma renda muito boa e, por isso, a cada ano renovamos a nossa participação. Ao emitir carteira profissional aos artesãos, a Seaster também contribui com o nosso segmento, nos garante estar aqui e também a participar de outros eventos como esse”.
O Governo do Pará desenvolve, ao longo do ano, diversas ações para fortalecer e incentivar o escoamento da produção e a qualificação dos artesãos paraenses. Através da Seaster, os profissionais recebem apoio técnico; participam de cursos, oficinas, palestras e têm acesso a cadastros no sistema brasileiro que quantifica e qualifica a demanda desse segmento.