Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL E ECONÔMICA

Em Abaetetuba, Seaster realiza feirão de empregos com serviços e ações de cidadania

Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda disponibilizou pesquisa de vagas e encaminhamentos para entrevista de emprego

Por Camila Santos (SEASTER)
04/07/2024 12h12

Mais de 500 pessoas foram atendidas durante um feirão de empregos promovido na Escola Estadual Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes, em Abaetetuba, na região Tocantins, na quarta-feira (3). O evento realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) ofertou serviços de empregabilidade e cidadania: cadastro de trabalhadores no Sistema Nacional de Emprego (SINE), pesquisa de vagas e encaminhamento para entrevista de emprego, por exemplo.

A programação também disponibilizou a emissão do seguro-desemprego, consulta ao PIS, emissão de RG, certidão de nascimento, casamento e óbito, carteira de trabalho digital, carteia do artesão, além de palestras e entrega de carteiras para manipuladores de alimentos. Para os trabalhadores, as vagas de emprego disponibilizadas eram pra contratação imediata.

“Estamos aqui prestando serviços à população, com identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho e com cerca de 100 vagas de emprego disponibilizadas. Este é o 3º feirão, deste ano, o primeiro fora da capital. Nós construímos a ação, fizemos articulação com as empresas e pretendemos manter durante todos os meses, atendendo a todas as regiões”, frisou o secretário adjunto do Trabalho e Emprego da Seaster, Miriquinho Batista.

O feirão de empregos também conta com um debate que reúne representantes do Estado, de empresas e organizações para discutir políticas públicas voltadas à empregabilidade no Pará. O Supervisor Técnico do Dieese Pará, Everson Costa, participou das discussões e reforçou a relevância dos feirões para a movimentação econômica nos municípios.

“Nós sempre reforçamos que só há feirão porque temos vagas disponíveis, e não é a toa que o estado tem se apresentado como um grande gerador de empregos, na 11ª posição na geração de empregos no ranking nacional, ultrapassando as mais de 200 mil admissões. Abaetetuba é o 15º município que mais gera empregos no estado, aqui circula o açaí, o artesanato, o agronegócio, então é fundamental que o debate, a politica pública, a cidadania chegue aqui também. O Dieese traz ao evento diversos indicadores que fortalecem essa percepção de crescimento da região, mas também das novas possibilidades que estão por vir”, afirmou Everson Costa.

Quem circulava pelo feirão iniciava o atendimento com o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE), seguia para a pesquisa de vagas e recebia a carta de recomendação para então participar de uma entrevista junto às empresas.

Paulo Robson é eletricista e veio até a escola à procura de novas oportunidades. "Acabei de passar por um processo seletivo fiz a entrevista e me disseram pra eu aguardar que na próxima semana já vai ser dado segmento na contratação. Eu recebi um atendimento eficiente e muito legal. Tem muita gente que está em busca do primeiro emprego ou de uma oportunidade, e esse feirão abre muitas portas. Bacana a iniciativa”, comentou.

O feirão de empregos e serviços de cidadania está na sua terceira edição. A iniciativa já atendeu a região metropolitana de Belém, também promoveu ações para o público PcD e agora percorreu o primeiro município do interior. Ao longo do ano, a iniciativa atenderá  outras regiões paraenses.