Seel promove primeira regional dos Jogos Abertos do Pará (Joapa)
A regional do Marajó engloba 300 atletas dos municípios de Portel, Melgaço, Breves e Oeiras do Pará, e abrange as modalidades de Voleibol, Futsal e Futebol de Areia
A XIII Edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), promovida pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), começa hoje (3) com a regional Marajó 1, com sede no município de Portel. A regional engloba 300 atletas dos municípios de Portel, Melgaço, Breves e Oeiras do Pará, e abrange as modalidades de Voleibol, Futsal e Futebol de Areia. O evento de abertura acontece às 19h, no Ginásio Municipal de Portel, localizado na Av. Augusto Montenegro.
A secretária titular da Seel, Ana Paula Alves, ressaltou a importância dos jogos no fomento do esporte por todo o Pará. “Os Jogos Abertos do Pará é um momento de integração e de fomento. A prática de esportes é uma ferramenta para a inclusão social. Nós do Governo, por meio da Seel, estamos felizes por todos os municípios participantes de mais uma edição do JOAPA”, disse a secretária.
Os Jogos Abertos do Pará acontecem por um esforço do Governo do Estado, por meio da Seel, para fomentar o esporte amador no estado. Em 2023, foram realizadas oito etapas, reunindo mais de 750 atletas em cada fase, e 6.960 atletas na etapa estadual, que ocorreu em Belém.
A chefe de delegação de Oeiras do Pará, Roberta, destacou a importância do JOAPA. “O JOAPA para nós do município de Oeiras é esperado como uma das maiores competições. Nosso primeiro ano foi em 2022, ano passado e esse ano. É algo assim que muda a vida de pessoas. Tiveram pessoas que relataram que, depois que viram para o JOAPA, mães contaram que os filhos saíram da depressão para ir treinar. Então, assim, o município de Oeiras participa com muita felicidade, leva o nome do município com muito orgulho, e a gente tem muito a agradecer a Seel por nos proporcionar esse momento único”, disse a chefe de delegação de Oeiras", disse.
A coordenadora da fase regional Marajó 1, Portel, Aila da Silva, ressaltou a importância dos Jogos para os atletas e para os municípios na integração através do esporte. “Estamos com mais de 300 atletas que vieram com todo o gás para disputar nas diversas modalidades que a gente também tem e fazer essa festa do esporte. Então, é muito importante o fomento do esporte, principalmente nas regiões do interior do Estado. A intenção dos jogos abertos é justamente essa: levar essas práticas esportivas para os mais diversos municípios possíveis e congregar esses atletas das diversas regiões que a gente tem no Pará", disse a coordenadora do Marajó I.
Congresso técnico
O Congresso Técnico foi realizado na tarde de hoje para os chefes das delegações dos municípios representantes das modalidades. No Congresso houve o sorteio dos grupos e chaveamento, além da apresentação dos árbitros que falaram um pouco das regras de cada modalidade para os chefes de delegações.
Texto de Jessé Lima / Ascom Seel