Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Pará entrega a primeira Policlínica de Bragança

O novo centro vai expandir o acesso aos serviços de saúde na Região do Caeté

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
03/07/2024 19h30

Nesta quarta-feira (03), o governador do Pará Helder Barbalho entregou a Policlínica Ruth Nobre Bragança, que vai beneficiar o município de Bragança e toda a Região do Caeté. O novo centro de saúde, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Bragança e a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), vai expandir o acesso aos serviços de saúde na região.

O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou a importância da entrega para a comunidade local. “Hoje, com esta entrega, damos um passo essencial para aproximar especialidades médicas de cada micro região do estado do Pará. Esta unidade se junta as policlínicas já em operação, oferecendo 32 especialidades médicas e equipamentos de ponta. A policlínica de Bragança visa proporcionar diagnósticos precisos e prevenir hospitalizações tardias, promovendo uma saúde de qualidade não apenas para Bragança, mas para toda a Região Nordeste do Pará e do Caeté”, comemorou.

A fisioterapeuta Andressa Ferreira, natural de Bragança, também comemora a chegada da unidade. “A população estava ansiosa pela entrega da Policlínica, que trará serviços tão esperados como o consultório de fisioterapia. Antes, tínhamos que nos deslocar para outras cidades em busca de atendimento, mas agora teremos aqui um polo de serviços especializados, o que é muito positivo e está deixando todos muito empolgados e otimistas”, disse a profissional.

A construção da policlínica representa um compromisso conjunto de descentralizar e melhorar o acesso a serviços de baixa e média complexidade. Este investimento é um passo fundamental para assegurar atendimento de qualidade à população bragantina e aos moradores de localidades circunvizinhas.

Além do aporte inicial, a SESPA se comprometeu a destinar um orçamento mensal de R$ 3 milhões para custear as operações da policlínica até que Bragança alcance o status de Gestão Plena. 

Essa medida não apenas garante a sustentabilidade financeira da unidade, mas também fortalece a capacidade de resposta às necessidades de saúde da comunidade local.

A Policlínica Ruth Nobre Bragança está estrategicamente posicionada para ampliar o acesso a consultas especializadas, exames diagnósticos essenciais. 

Com isso, o governo do Estado do Pará reafirma seu compromisso em garantir o acesso a cuidados de saúde especializados para áreas mais distantes da capital, fortalecendo a rede de atendimento nos municípios.

Texto: Jamille Leão  - Ascom Sespa