Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional do Marajó promove ações de educação ambiental junto aos seus usuários e acompanhantes 

Semana do Meio Ambiente também foi compartilhada com os pequenos usuários internados, no intuito de ensinar as crianças sobre a importância de proteger o meio ambiente e os impactos das ações humanas na natureza

Por Governo do Pará (SECOM)
29/06/2024 17h00

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, é referência em atendimento de média e alta complexidade, oferecendo uma ampla gama de especialidades e tecnologia de ponta. Além disso, a unidade hospitalar se destaca por suas diversas iniciativas sustentáveis. Nesta semana, a administração do HRPM, por meio da Comissão de Sustentabilidade, do hospital, celebrou a "Semana do Meio Ambiente", envolvendo usuários, acompanhantes e colaboradores em várias atividades. 

Dentre as ações, foram realizadas dinâmicas de gerenciamento de resíduos sólidos, exposição das ações da comissão, palestra de educação ambiental sobre questões climáticas e biodiversidade no auditório da unidade com o engenheiro ambiental, Vivaldo Saldanha, do Serviço de Inteligência Ambiental (SIA), que presta consultoria ao HRPM. 

Além disso, a “Semana do Meio Ambiente” também foi compartilhada com os pequenos usuários internados, no intuito de ensinar as crianças sobre a importância de proteger o meio ambiente e os impactos das ações humanas na natureza. O momento lúdico, conduzido pela pedagoga, Rosângela Gonçalves e Renata Feio, nutricionista clínica, e membro da Comissão de Sustentabilidade, foi realizado com roda de conversa e atividades de desenho e pintura. 

Renata Feio explica que o evento faz parte da segunda fase da campanha ‘Guardião Azul’, que incentiva ações de sustentabilidade nos hospitais e unidades de Pronto Atendimento (P.A), administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de saúde Pública (Sespa), no Pará.

 “A primeira fase, concluída em 2023, resultou na implementação de várias ações sustentáveis, incluindo o aprimoramento da gestão de resíduos, o uso racional de recursos sem comprometer a qualidade dos serviços prestados, e a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que impactou diretamente no bem-estar de todos que transitam na unidade hospitalar e no meio ambiente”, finalizou a profissional. 

Aprovação – Josivani Gomes, de 33 anos de idade, elogia a ação do hospital, dizendo que é muito importante trabalhar a educação ambienta, desde a infância para construir uma sociedade mais sustentável e consciente dos desafios ambientais. “Eu achei muito boa e criativa a ação ao ensinar às crianças sobre a preservação ambiental. Essas ações ajudam as crianças internadas e esse tema é importante trabalhar desde o cedo para a criança crescer e já ter esse aprendizado para se tornar um adulto mais consciente para preservação do planeta”, disse a dona de casa. 

A unidade presta assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na avenida Rio Branco, nº 1.266, bairro Centro, Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Pedro Amorim