Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Usina da Paz Bengui promove 'Arraial de Todas as Cores' em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

Programação contou com as tradicionais apresentações de quadrilhas juninas, concursos de miss caipira, além de apresentações de grupos de danças, performances e shows musicais

Por Matheus Rocha (SEAC)
29/06/2024 09h36

A Usina da Paz Padre Bruno Sechi, localizada no bairro do Bengui, em Belém, realizou, na noite da última sexta-feira (28), uma festa junina especial em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. O “Arraial de Todas as Cores" reuniu artistas, ativistas e moradores do bairro para uma noite repleta de animação.

A programação contou com as tradicionais apresentações de quadrilhas juninas, concursos de miss caipira, além de apresentações de grupos de danças, performances e shows musicais com artistas locais. 

Para a artista Naomi Sadick, o evento foi uma demonstração de respeito. “Fico muito feliz pelo convite, porque muitas vezes a gente não tem esse espaço liberado para a nossa classe. A gente que é drag ainda tem um estereótipo marginalizado. Estar aqui hoje, na Usina, vendo pais e mães com seus filhos, demonstrando que é algo natural, que precisa ser respeitado e que todos estão inclusos nessa questão, é muito gratificante e a certeza de que futuramente tudo vai melhorar” declarou Naomi.

A ativista Leonora Bittencourt, que realizou a apresentação do evento, pontuou a importância da programação. "É um evento muito importante porque, para além de trazer serviços para dentro da comunidade aqui do bairro do Bengui, também dignifica a nossa causa e a nossa população LGBTQIAPN+, e mostra que a gente pode protagonizar momentos como esse, servindo como instrumento de transformação social, através da cultura, da arte e do entretenimento. É motivo de muita felicidade estar aqui apresentando esse evento para que a gente possa mostrar que podemos viver em uma sociedade onde, mesmo com diferenças, a gente possa se respeitar e viver em comunhão baseada no respeito, na dignidade e na cidadania."

A coordenadora da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, Juliana Chaves, destaca que a ideia do evento é garantir atendimentos para a comunidade LGBTQIAPN+. “Já estamos na terceira edição desta programação. Tivemos um dia inteiro de atividades e pela noite estamos tendo uma série de apresentações culturais.” 

Atendimentos - Além da programação cultural, o “Arraial de Todas as Cores” também garantiu uma série de atendimentos de saúde e cidadania, como consultas médicas, vacinação, testes para a detecção de doenças e orientações para exames. Também foram realizadas emissões de RG, serviços de estética, além de palestras sobre empreendedorismo.

O cozinheiro Isaac Lima foi um dos contemplados pela ação e falou com alegria sobre os serviços ofertados. “Eu nunca tinha participado de nenhuma ação dessa, ainda mais aqui na Usina, onde eu faço cursos. Achei muito interessante o leque de coisas que esse evento nos proporcionou hoje. Gostei muito” disse.

Ainda durante a programação do arraial, equipes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) fizeram apresentações sobre o trabalho realizado pelo Projeto Casulo, referência no atendimento ambulatorial e hospitalar de pessoas transexuais no Pará.